Cultive Temperos em Casa

Temperos e ervas podem ser cultivados em casa com facilidade, mesmo para quem não tem muito espaço. Os canteiros de ervas, além de fornecer condimentos a quem os cultiva, também perfumam o ambiente com seus aromas exóticos.

Em áreas pequenas, as ervas podem ser plantadas em canteiros de até mesmo 30 cm de largura, desde que o local seja bem iluminado, apresente boas condições de irrigação e tenha solo de boa qualidade, de preferência adubado com húmus de minhoca. As regas devem ser feitas pela manhã ou no fim da tarde, evitando-se horários muito quentes e de sol muito forte.

O horário para a colheita das ervas deve ser nas primeiras horas da manhã, porque assim é preservado o frescor das plantas. Depois de colhidas, as ervas podem ser estocadas secas ou congeladas.

Várias são as espécies de boa adaptação em canteiros. As principais são o alecrim, o manjericão, a camomila, a capuchinha, a cebolinha, a erva cidreira, o hortelã, o orégano, o poejo, a salsinha e a sálvia.

Dicas de plantio e informações sobre algumas ervas:

* Coentro (Coriandum sativum) - Como condimento, é usado em frutos do mar. As sementes aromatizam marinados e vinagres e são usadas em licores. Semeia-se na primavera e colhe-se a partir de 60 dias após o plantio. As sementes são colhidas no fim do verão. Atinge 70cm a um metro de altura.

* Estragão (Artemísia dracunculus) - Como condimento, é usado em pepinos e cebolinhas em conservas, vinagres, aves e peixes frios e molhos. Cultivada em locais ensolarados e solos férteis e drenados. Multiplica-se por mudas de sementes ou pedaços de raiz. Alcança até 60 cm de altura.

* Louro (Laurus nobilis) - Como condimento, é usado no feijão, em peixes e carnes fritas e em marinadas ou molhos. As folhas secas têm sabor mais acentuado do que as frescas.




Fonte: Diversos sites


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: