Mandevila (Jalapa do Campo)

Ao olhar esta planta, há quem pense que se trata de uma alamanda-rosa (Allamanda blanchetti)... parece, mas não é: trata-se da mandevilla (Mandevilla sp.), também conhecida como dipladênia, mandevila ou jalapa-do-campo.

Assim como a alamanda, a mandevilla é originária do Brasil, mas só começou a ser notada com mais ênfase por aqui depois de conquistar os estrangeiros. Seu sucesso lá fora já é antigo, especialmente nos países europeus. E ela realmente tem tudo para agradar: produz grandes e belas flores - algumas variedades chegam a ter 10 cm de diâmetro! -; floresce cedo (ao atingir cerca de 60 cm, já começa a produzir botões florais) e tem um delicioso perfume, que muita gente jura lembrar o dos chicletes de tutti-frutti. Esse perfume, inclusive, inspirou o nome popular pelo qual a planta é conhecida lá fora: "brazilian jasmine" (jasmim-brasileiro).

No clima brasileiro ela ainda é capaz de florir o ano todo, diminuindo sua intensidade de floração apenas no período do inverno. Por definição, a mandevilla é considerada uma trepadeira volúvel, que pode atingir até 6 metros. O que caracteriza o comportamento de uma trepadeira volúvel é a característica de seus ramos se enrolarem naturalmente nos suportes, sem a necessidade de amarrações.

No paisagismo esta espécie tem sido muito procurada para formar cortinas-verdes pois, ao contrário de trepadeiras como as tumbérgias, a mandevilla não resulta no fechamento total da área onde cobre. Seu uso em pergolados e treliças resulta num belo efeito, mas a mandevilla também pode ser cultivada em vasos - é só providenciar um suporte para que ela se enrole e controlar seu crescimento por meio de podas.

Ficha da Planta

Nomes populares: Mandevila, dipladênia, jalapa-do-campo
Nome científico: Mandevilla sp.
Família: Apocináceas
Origem: Brasil
Luminosidade: Luz solar plena
Clima: Tropical
Solo: O solo ideal é o rico em matéria orgânica. Em vasos, usar uma mistura de 1 parte de terra comum, 2 partes de composto orgânico e 1 parte de terra vegetal.
Regas: Deve ser regada moderadamente, apenas o suficiente para não deixar o solo seco
Floração: O ano todo, um pouco menos durante o inverno
Propagação: Por sementes ou estacas
Características: Trepadeira volúvel, produz grandes flores. Espécie tóxica: nenhuma parte da planta deve ser ingerida e sua seiva pode causar irritação na pele.



Fonte (s): http://meujardim.com

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: