Material com que são feitos os vasos

Barro - Qualidades positivas: porosidade, equilíbrio térmico estável à temperatura ambiente permeabilidade, que permite a transpiração do excesso de umidade do substrato.

Qualidade negativa: Menor resistência ao impacto.

Xaxim - O material de que são feitos os vasos de xaxim é obtido pela extração de partes do caule de uma espécie de planta nativa nas regiões de mata atlântica da costa brasileira, conhecida popularmente como samambaiaçu (Dicksonia selloviana), infelizmente em avançado processo de extinção.

Qualidades positivas: São voltadas apenas para o cultivo das espécies que requerem um substrato de umidade elevada. Qualidades negativas: Estão direcionadas às espécies de plantas que não suportam uma umidade elevada e quase permanente do substrato.

Madeira - É de bela aparência, e de pouca durabilidade.

Cimento - É um dos materiais mais utilizados para a fabricação de vasos, devido a sua alta resistência e durabilidade.

Qualidades positivas – boa porosidade, alta resistência a impactos. Qualidades negativas: Peso elevado e baixo equilíbrio térmico.

Amianto - Qualidades positivas – boa porosidade, baixo peso, boa resistência estrutural e bom isolamento térmico.

Qualidade negativa: aparência grosseira quando não recebe bom acabamento.

Plástico (PVC)

Servem apenas como recipientes de cultivo transitório, pois, devido ao fato de suas paredes serem totalmente impermeáveis.

Metal - (estanho, bronze, latão, cobre etc.) –São totalmente inadequados a essa finalidade, provocam reações químicas adversas. Devem ser utilizados como cachepôs.

Vidro - São apropriados para flores de corte.

Fibra de vidro - É um material totalmente impermeável e com deficiências térmicas, razão. Deve ser usado apenas como cachepô.

A importância da drenagem

O furo que deve existir no fundo dos vasos é responsável pelo escoamento do excesso de água das regas, evitando encharcamento e conseqüentemente apodrecimento das raízes. Para evitar entupimento do furo de drenagem, são colocados estrategicamente no fundo dos vasos, cacos de telha, de blocos ou brita, para que só depois sejam colocados o substrato e a espécie botânica com a devida forração.


Fonte: Sites variados

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Um comentário:

Jamesson Benvenuto disse...

Sonya,
Meu nome é Jamesson. Moro em recife, e tenho muito interesse em ter informações sobre recipientes e/ou vasos que são utilizados para as diversas formas utilização. Quer seja, para se utilizar em casa, em ambientes abertos, ou ambientes que possa servir para atividades de paisagismo. Pois, meu objetivo é conseguir representar aqui em pernambuco uma empresa que produza tais artefatos, e que ainda não tenha tanta representação em nossa região. Muito Obrigado!

Tel:81-32224189/8749-4292
jamessonbenvenuto@gmail.com.br