Aspargo-samambaia ( Asparagus setaceus)


Nome Popular: Aspargo-samambaia, melindre, melindro, aspargo-plumoso, aspargo.

O aspargo-samambaia é uma planta arbustiva e trepadeira, sua origem é da África do Sul. Sua folhagem de textura delicada e plumosa é muito decorativa. Suas raízes são fibrosas e os longos e ramificados. As folhas são verdes e afiladas, como pequenos espinhos, porém não são rígidas. O conjunto de ramos e folhas tem o aspecto das frondes de samambaias, o que lhe rendeu o nome popular. Na primavera e verão surgem numerosas flores brancas e minúsculas, de importância ornamental secundária, que originam frutos esféricos, pequenos, do tipo baga e de coloração preta.

O aspargo-samambaia pode ser conduzido como folhagem, em vasos com suportes, da mesma forma que jibóias e filodendros. No jardim ele se comporta como arbusto ou trepadeira, e desta forma pode ser aproveitado em renques junto a muros e para cobrir cercas, telas, grades, etc.

Deve ser cultivada sob meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. As podas devem ser anuais porque assim estimulam a renovação da folhagem. Aprecia o frio subtropical. Tolera estiagem por períodos não muito prolongados. Se cultivada sob sombra, sua folhagem torna-se amarelada. Sua multiplicação pode ser por sementes e por divisão da planta.

Devido a facilidade de propagação, o aspargo-samambaia é considerado planta invasora e caracteriza-se por cobrir e sufocar a vegetação nativa.



Fonte: Revista Plantas e Flores

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

3 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, onde encontro para comprar esta planta?

Unknown disse...

Onde encontro esta planta para comprar?

Unknown disse...

Boa tarde, quem precisar tenho sementes desta planta e em breve mais mudas.