Como cuidar e montar jardim em vasos

http://www.buques.com.br/fotos/alisso.jpg

As flores encantam o ser humano desde tempos que se perdem em nossa memória. Ainda nas cavernas, nossos ancestrais passaram a colher e a ofertar flores aos seus deuses ou como forma de embelezar a si mesmos ou seus pares.

É senso comum que as flores melhoram o aspecto geral de toda decoração e que é muito fácil criar um mini jardim com flores plantadas em vasos. Desta forma, com cuidados básicos e relativamente simples, você pode ter um lindo jardim e alegrar sua vida com a beleza das flores e a harmonia que elas proporcionam.

Neste post mostra quais os melhores tipos de flores para esse fim e como plantá-las corretamente sem que prejudique a saúde e a alimentação delas. São coisas fáceis e bem simples.

Para ter sucesso com seu jardim plantado, você deve cuidar muito bem de alguns fatores fundamentais que são: A luminosidade, a nutrição, o solo, as regas e a fitossanidade.

Em relação à luminosidade, fique atento se a espécie que vai plantar necessita de muita luz ou de sombra.

Um erro muito comum é achar que todas as plantas gostam de sol a pino. O que, se não for o caso, é sempre fatal. As regas devem sempre seguir um determinado ritmo. Há plantas como os kalanchoês que pedem poucas regas e outras como os beijos que gostam de bastante água.

A questão do solo também deve obedecer à orientação do vendedor. Mas, de um modo geral, solos ricos em matéria orgânica e bem pretos são os favoritos das plantas. Afinal de contas, para florescerem devem estar sempre bem nutridas.

A fitossanidade não será problema para uma planta bem nutrida e com a dose se água e sol corretas. Mas, se for necessário tratamento por algum ataque de pragas, consulte uma loja especializada ou um profissional habilitado. O uso de venenos e de “poções caseiras” pode ser perigoso e prejudicial a sua saúde e a da sua família.

Quanto às flores, seguem alguns exemplos das melhores opções para montar um jardim em vasos:

violeta-africana

A violeta africana é fácil de cuidar, exige solos ricos e regas diárias. Pede um local sem muito vento e protegido; com bastante luz, mas sem sol direto. No entanto, não se deve molhar as folhas e nem o caule durante a rega. Isso pode provocar o surgimento de doenças e causar a morte da planta. Da mesma forma, não se deve permitir que a água fique empossada no fundo dos pratinhos; isso acarretará o apodrecimento das raízes e a morte será inevitável.

begonia

As begônias se adaptam bem aos vasos, pedem regas diárias e suportam bem o sol. O solo deve ser rico e os vasos devem ter um bom suporte para a drenagem.



Fonte: sites variados

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa begonias africanas são lindas.Fiquei triste pois a minha morreu.sou lenecordeiro1@hotmail.com