Centella Asiática

-->
Nome cientifico: Centella asitica L. Pata de cavalo, centela, gotu cola (índia)
Aspectos macroscópicos
A centelha ao contrário do que muitos imaginam, ocorre também no Brasil, uma planta perene, rasteira e rizomatosa, que gosta de invadir terrenos gramados, beiras de estradas e campos abertos, as folhas so cordiformes ou arredondadas, de cor verde escura na parte superior da folha e mais clara na parte inferior da folha, as margens são onduladas, o pecíolo é longo arroxeado e provido de substâncias. As pequenas flores brancas de são de difícil visualização, os pequenos frutos são ovalados ou arredondados, um vegetal de boas condições de cultivo, inclusive podendo ser de cultivo misto, como na India, aonde ela plantada sob as moitas de ch.

Modo de preparo
Infusão, tintura e extratos.

Propriedade Terapêuticas
Uma das maiores indicações da centelha no combate a celulite, ativando a circulação sanguínea. O uso externo pode ser em cremes e sabonetes para a melhoria das condições da pele.

Contra indicações
Altas doses podem causar desmaios e mal estar.


Fonte: http://www.flordocamponatural.com.br

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

2 comentários:

Marisa Bastos disse...

Bom dia! Encontrei o seu site através do Google quando fiz a pergunta "como cultivar a centella asiática". Gostei muito de suas dicas sobre as propriedades da planta, mas fiquei um pouco decepcionada por não encontrar a resposta à minha pergunta. Alguma dica a respeito do cultivo, por exemplo, em apartamento? Grande abraço e muito obrigada.

Sonia Oliveira disse...

Olá Marisa, bom dia!!

Não acredito que a centella asiática possa ser cultivada em apartamentos, pois ela é uma espécie que cresce em lugares sombreados e úmidos, assim também em áreas rochosas. Por ela ser uma planta rasteira e de propagação em nódulos, fica um pouco difícil cultiva-la em locais fechados e em vasos ou jardineiras, mas não custa tentar.

Abraços.