- Macerado de samambaia
Colocar
- Macerado curtido de urtiga
Colocar
- Macerado de fumo
Picar
- Mistura álcool e fumo
Coloque
- Mistura de querosene, sabão e macerado de fumo
Aqueça
- Mistura de sabão, macerado de fumo e enxofre
Misturar em
- Cravo de defunto
Quando plantado nas bordaduras impede o aparecimento de nematóides nas plantas cultivadas.
- Tajujá, taiuiá ou melancia-brava
É uma planta trepadeira cujas folhas são bem parecidas com as da melancia. A raiz é semelhante à da mandioca. Apanha-se esta raiz, corta-se em pedaços de
- Porunga ou cabaça
Também é uma planta trepadeira. Suas folhas são parecidas com as de abóbora. Quando o fruto está maduro (seco) é usada para cuia de chimarrão. Quando está verde, o fruto cortado ao meio atrai insetos, devendo ser espalhado na lavoura, como o tajujá. Controla besouros ("patriota").
- Soro de leite
Quando pulverizado sobre as plantas, resseca e mata ácaros.
- Armadilha luminosa
Colocar uma lanterna de querosene acessa a partir das sete horas da noite no meio da lavoura e deixar até de madrugada, principalmente nos meses de novembro a fevereiro. As mariposas são atraídas pela luz e batem no vidro da lanterna, caindo num saco de estopa aberto que é colocado logo abaixo. No dia seguinte matar as mariposas. Controla mariposas, especialmente a mariposa-oriental (broca-dos-ponteiros) que ataca os pomares.
-Saco de aniagem
Umedecê-lo com um pouco de leite e colocar na lavoura em vários locais. No dia seguinte pegar as lesmas que estão aderidas ao saco e matá-las.
- Solução de água e sabão
Colocar
- Infusão de losna
Derramar um litro de água fervente sobre
- Cerveja
A cerveja atrai lesmas. Fazer armadilhas com latas de azeite, tirando a tampa e enterrando-as a com abertura no nível do solo. Colocar um pouco de cerveja misturada com sal. As lesmas caem na lata atraída pela cerveja e morrem desidratadas pelo sal. Controla lesmas.
- Pimenta vermelha
Pimenta vermelha bem socada, misturada com bastante água e um pouco de sabão em pó ou líquido pulverizada sobre as plantas, age como repelente de insetos.
Outras plantas também podem ser utilizadas como inseticidas, entre as quais se destacam:
- Piretro
É obtido de algumas plantas do gênero Chrysanthemum, da família Asteraceae, com o qual se faz um inseticida contra pulgões, lagartas e vaquinhas. É obtida fazendo-se a maceração das flores. Sua ação pode ser aumentada (ação sinergística) com uso da sesamina, produto obtido do extrato de gergelim (esamum indicum), da família Pedaliaceae.
- Alamanda
Ou chapéu-de-Napoleão. São plantas do gênero Alamanda, da família Apocynaceae. Com suas folhas prepara-se uma infusão para combater pulgões e cochonilhas.
- Santa Bárbara
Ou cinamomo, a Melia azedarach. Da família Meliácea. O extrato alcoólico de seus frutos é utilizado para combater pulgões e gafanhotos. A substância encontrada nesta planta, a azadirachtina, inibe o consumo das plantas por estes insetos.
- Arruda
Ruta graveolens. Da família Rutaceae. Suas folhas são utilizadas no preparo de uma infusão para o combate a pulgões.
- Pimenta-do-reino
Piper niger, da família Piperaceae. De seus frutos se extrai uma substância que inibe o consumo das plantas por diversos insetos.
Fonte: Revista Controle de Pragas
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário