Dicas de como cuidar das suas plantas dentro de casa

O jardim pode ser acolhedor, selvagem, rústico ou tropical. A opção traduz o sentimento do morador e traz a harmonia desejada. Por isso, em um projeto paisagístico, escolhe-se a dedo as flores que podem atrair beija-flores, borboletas, bem-te-vis e joaninhas, por exemplo. O mesmo serve para árvores, folhagens e arbustos, que se encarregarão de criar a sensação de aconchego, da composição de cores, do volume, formas e sombra, do isolamento acústico e também da barragem de vento. Para dar ao morador algumas opções para criar seu jardim. Eis aqui algumas dicas importantes

Plantas em vasos
Algumas
peculiaridades devem ser observadas se o objetivo é ter dentro de casa plantas em vasos. O local onde ela ficará, a temperatura ambiente, o arejamento, as condições de luminosidade, o controle da água de irrigação e da adubação são fatores importantes para garantir sua maior durabilidade.

Ao comprar ou ganhar uma planta em vaso, verifique se a terra ou o substrato está úmido ou não. Esse controle deve ser realizado diariamente, sendo a irrigação necessária somente se o substrato estiver seco. Mas lembre-se que é essencial saber o que cada tipo de planta precisa. "Para checar a umidade, insira o dedo no solo a uma certa profundidade
dependendo do tamanho do vaso. Se a terra ficar aderida ao dedo, não é preciso irrigar. Evite molhar as flores e as folhas, e, se possível, molhar nas horas mais frescas do dia, de preferência pela manhã", orienta Desiree. Deixe o excesso de água escorrer para o recipiente abaixo do vaso, descartando o restante, com o intuito de evitar que as raízes fiquem submersas e apodreçam.

Plantas resistentes
Existem espécies que são mais resistentes à falta de água, como os cactos, as suculentas, o kalanchoe e as bromélias. Já as begônias, o copo de leite, o crisântemo, o impatiens, a azaléia, a fitônia são espécies mais sensíveis à falta de água, exigindo maiores cuidados. Outras espécies bastante adequadas para apartamentos são os bonsais, pequenas árvores frutíferas e até palmeiras ornamentais. A resistência dessas plantas também vai depender dos cuidados do próprio dono.

Adubos
Existem diversos adubos disponíveis no mercado que podem ser utilizados. A dica é seguir sempre as orientações do fabricante, evitando utilizar adubos em excesso, pois podem causar danos às plantas.

Confira as dicas para adubação:

Investimento
Se você preferir contratar um profissional para cuidar de suas plantas prepare-se para pagar R$ 50 pela visita, mais o valor da passagem..

Monte seu vaso
Escolha uma muda sadia que deverá ser plantada em um recipiente proporcional a seu tamanho e ao volume das raízes. Coloque no fundo vaso uma camada de brita ou argila expandida, visando facilitar a drenagem da água. Em seguida, ponha sobre a brita ou argila expandida um pedaço de manta bidim, e depois uma camada de areia lavada fina. Complete o volume do vaso com terra, colocando a muda no centro do vaso. Lembre-se de nunca enterrar o colo da planta.

Seguem a seguir algumas dicas de como cuidar bem de suas plantas de interior:

1. Borrife semanalmente as plantas com água limpa e pelo menos a cada dois meses com adubo foliar.

2. Irrigar somente o substrato de plantas com flores.

3. Vasos pequenos tendem a ficarem secos rapidamente. Desta forma, sua irrigação deve ser mais freqüente.

4. Vasos de cerâmica absorvem mais água (dica: quando for utilizar um vaso de cerâmica pela primeira vez, deixe-o mergulhado em água por algum tempo antes do plantio, evitando assim o surgimento de rachaduras futuras).

5. Plantas com excesso de água devem ser colocadas num local onde possa escorrer o excesso, ter a rega interrompida e, principalmente, nunca ficar com água retida no prato, evitando assim a podridão das raízes.


Fonte: http://noticias.vrum.com.br

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Um comentário:

Marcilene disse...

Adorei as dicas!!! Minha paixão é o copo de leite, que cultivo dentro de casa, mas é raro ele florescer.Será porque? Marcilene