Fazendo adubação corretamente

Se a sua planta está com as folhas amareladas, pode ser sinal de que alguma coisa não vai bem para ela. Esse é o principal sinal indicador de que está faltando algum componente no solo onde ela está plantada. São vários tipos de mancha, e cada um indica a falta de um componente, como nitrogênio, fósforo ou potássio.

Assim como nós, quando as plantas estão debilitadas, sua resistência baixa e elas ficam mais suscetíveis a serem atacadas por fungos e ficarem doentes. Por isso, é importante realizar a adubação periodicamente, a cada 30 dias (no caso de adubo sólido) ou a cada 20 dias (no caso de adubo líquido).

Algumas plantas são mais propensas à carência de nutrientes, principalmente as de clima tropical, que na natureza teriam uma enorme quantidade de alimento. Já as plantas de clima árido, mais rústicas, como os cactos, por exemplo, podem ficar em solos com menos nutrientes sem problemas.

Para realizar a adubação de maneira correta, é importante seguir alguns cuidados.

O adubo NPK 10-10-10 é indicado para folhagens, enquanto NPK

4-14-08 é indicado para floração e frutificação.

Para fazer a adubação:

* Primeiro retire o acabamento da planta no vaso;

* Defina os locais onde será colocado o adubo, tomando muito cuidado para que não encoste na planta;

* Se quiser, pode medir a quantidade certa de adubo para a planta na própria colher de medição que vem na embalagem, que equivalem a colheres de sopa;

* Vá colocando o adubo em toda a extensão da terra no vaso, tomando cuidado para não encostar na raiz e no caule da planta, pois isso pode queimá-la;

* Finalize cobrindo os espaços que ficaram, somente utilizando a medida de adubo indicada para o tamanho da planta.


Atenção às medidas:

- Para plantas de até 15 cm de diâmetro – 1 colher de sopa
- Para plantas com 15 cm a 25 cm de diâmetro – 2 colheres de sopa
- Para plantas com mais de 25 cm de diâmetro – 3 a 5 colheres de sopa



Fonte: Revista jardinagem & paisagismo

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: