Dicas para plantar flores tropicais.

No Brasil é recomendável plantar as helicônias depois do inverno, onde as variações das temperaturas diurnas e noturnas são mais acentuadas. No Nordeste, as helicônias podem ser plantadas em qualquer época do ano, com exceção das áreas serranas, em decorrência de períodos com baixas temperaturas. Regiões quentes e litoral, o período de julho e agosto, também não é muito favorável. O plantio de rizomas diretamente no campo em épocas chuvosas acarreta a perda considerável e necessidade de replantio. Mudas transplantadas necessitam de bastante água durante o período inicial de desenvolvimento. Quando se dispõe de um sistema de irrigação o pegamento das mudas é maior, principalmente quando realizamos o plantio nos meses quentes.

Geralmente, o preparo do terreno se dá ao nível de covas. Práticas como aração ou gradagem não são necessárias, pois o desenvolvimento radicular das helicônias é superficial. È recomendável abrir covas de 20x20x20cm substituindo a parte da terra retirada por matéria orgânica, obtendo uma proporção de 1:1 (terra: matéria). Uma opção mais fácil e eficiente é plantar em sulcos com 10 cm de profundidade. Também é recomendável misturar ao substrato 50g de adubo químico, de preferência rica em fósforo, nitrogênio e potássio. A fórmula química comercial dependerá da fertilidade do terreno, mas geralmente é utilizada a fórmula 18-6-12 (nitrogênio - fósforo - potássio - respectivamente).

A seleção das variedades a serem plantadas deve ser feita de acordo com a disponibilidade de material genético, condições ecológicas do local, a disponibilidade de sombra e principalmente de acordo com as exigências do mercado. As variedades usadas como flor de corte devem possuir as seguintes características:

Tratos culturais, pragas e doenças
As touceiras devem ser divididas e replantadas após dois anos de cultivo. Para evitar o adensamento das touceiras, o ideal é cortar ao nível do solo as hastes que já tenham florescido. Algumas vezes é necessário o tutoramento das plantas, usando-se suportes de fio de arame esticados ao longo dos canteiros, para evitar o tombamento pela ação do vento ou do próprio peso.

Anualmente, deve-se fazer a cobertura dos canteiros com matéria orgânica, usando-se restos de folhas, bagaço ou outros compostos disponíveis.

Quanto às pragas e doenças, o principal problema da cultura é a ocorrência de nematóides, que exigem para seu controle o tratamento do solo antes do plantio. É rara a ocorrência de ácaros, cochonilhas e pulgões. Entre as doenças, destacam-se as fúngicas, causadas principalmente por Phytophtora e Pythium.

Época de floração de ao menos 4 meses ao ano
Variedades que florescem menos de 4 meses durante o ano, geralmente concentram a produção em um lapso de tempo muito curto, ou seja, o produtor geralmente tem problemas para escoar a produção. Ex. Wagneriana.

Durabilidade
A durabilidade é um dos fatores mais importantes, pois é a melhor característica que uma flor pode ter. Apesar de que a durabilidade da flor depois de cortada varie muito, é recomendável selecionar espécie cuja durabilidade da flor esteja entre 5 e 10 dias. Essa durabilidade proporciona uma grande vantagem para as operações de transporte e distribuição do produto, porém para o mercado local pode tornar o produto menos consumido, pois pode ser reaproveitado.

Pequena duração: Alpinia zerumbet

Media: Psittacorum, calathea, dwarf, firebird, latispatha, pendula

Longa: Alpinia vermelha, opal, golden torch, adrian, rostrata, orthotricha, shampoo, wagneriana, lobster claw, musas, jaquinii, sexy pink, colinsiana e rauliniana.

Inflorescência (flor) com o mínimo de sementes possível.
As sementes que emergem das brácteas são muito sensíveis e desprendem-se facilmente. Geralmente as sementes permanecem dentro das brácteas e entram em decomposição provocando um mau odor nas flores.


Fonte: http://www.portaldasflores.com.br

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

2 comentários:

Anônimo disse...

ola tenho algumas especies de flores tropicais,tipos bastao do imperador rosa e vermelho,bananeira,alpinia,sex,etc,mas estao todas na sombras ,qeria mutiplicar suas espcies ,posso plantalas num local onde pega sol, num bom perildo do dia ,como devo fazer,para nao ter transtorno,,,,,,,,,

Anônimo disse...

ola tenho alguas especies d flores tropicais,tipo bastao do imperador rosa e vermelho,eliconia,flor da banana,etc,mas so a flor da banana,esta dificio,de se adapitar no ambiente,pois no periodo da manha toma sol e depois das 3hrs pega sombra ,qal o local,proprio,para q eu nao perdo,essa flor;;;;;;;;;