"Barba de velho" ou Musgo espanhol (Tillandsia usneoides)



A Barba de Velho ou Musgo Espanhol, como é mais conhecido, trata-se de uma planta epífeta, espécie de musgo que fica pendurado em árvores e podem alcançar até 6 metros de comprimento. Formam grandes festões de cor verde claro, com hastes ou folhas onduladas e cobertos por minúsculas escalas prata-cinza que apanham água e nutrientes do ar.

A característica mais interessante desta planta é que ela não possui raízes e pode ser cultivada pendurada em qualquer lugar. Não necessita ser regada constantemente ou muito menos colocada em vasos. Basta pendurar em um local de boa luz e esborrifar água duas vezes por semana.

Na natureza, quando passa por longos períodos sem chuvas, entra em um processo de dormência e só volta a se desenvolver quando chove. As flores são minúsculas, verdes ou azuis claro e perfumadas à noite. Suas sementes também minúsculas e são levadas pelo vento ou por pássaros, os meios mais comuns de sua propagação.

Antigamente tinha em abundância nas matas, estendendo-se por todo o continente americano. Também ocorre nas Antilhas e na Argentina. Não é um parasita. Ela cresce naturalmente em uma outra planta e só a utiliza para sustentação. Sua alimentação é apenas pela umidade do ar e dos nutrientes trazidos pelos ventos.

O Musgo Espanhol foi praticamente erradicado de suas regiões nativas e hoje, sua incidência é muito rara nas nossas matas. É uma planta diferente, interessante e que produz um efeito decorativo muito bonito e que realmente chama a atenção.

Preserve a Natureza Barba de Velho pode ainda pode ser encontrada ainda hoje em algumas regiões de matas preservadas, longe de áreas de poluição. Esta porém, tem folíolos menores e não são tão brancos. Adquira a Barba de Velho somente de produtores de mudas, preservando a natureza e o meio ambiente.


Fonte: Revista Natureza


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

2 comentários:

Ravick disse...

Oi, Sonya

o post está ótimo, só me deixe comentar que, apesar do nome, o "musgo espanhol", ou "barba de velho" é, na verdade uma bromélia altamente especializada a viver em árvores. A espécie é Tillandsia usneoides, do mesmo g~enero daquelas bromélias pequenas que vemos aqui no Brasil.

Abraço! :)

Silas 2012 disse...

As barbas de velho eram utilizadas para acondicionar alguns produtos em embalagens para viagens, razão pela qual chegaram a ser praticamente extintas das proximidades de centros urbanos.