Hibiscos - Como plantar e cuidar

As plantas adultas chegam de 3 até 4 mts. de altura dependendo da poda.

TIPOS
Singelas – 5 pétalas sobrepostas, separadas (moinho de vento)
Semi-Dobradas – com mais uma a três pétalas vindas do centro.
Dobradas – mais de 5 pétalas vindas do centro.
Miniaturas – Menos de 5 cm. de diâmetro, sendo simples ou dobradas.

COMPOSIÇÃO DA TERRA
30% Terra
50% Esterco de gado
10% barro vermelho ou amarelo
10% maravalha de madeira (serragem grossa)

COMO PLANTAR
Plantar assim que comprar e chegar em casa não retirando o esfagno que envolve a raiz da planta, somente o saco plástico, inicialmente plante em vasos ou sacos plásticos deixando em local de meia-sombra, durante um período de 20 dias. Regar diariamente se estiver muito calor. Posteriormente plantar no local definitivo, podendo ser em meia sombra ou sol total.

PODA
Podar anualmente, de preferência, no final de maio, ou nos meses sem a letra R, cortando todos os galhos no sentido diagonal reduzindo-os a metade.

CUIDADOS
Regar quando necessário for de preferência à tarde.
Colocar de 2 em 2 meses, partes iguais de Farinha de Osso e Torta de Mamona (1 colher de sopa) ao redor da planta. Em meses alternados colocar esterco na superfície.
Retirar qualquer broto que venha a nascer abaixo do enxerto.

LUMINOSIDADE
Devem ser plantados em lugares de sol intenso ou em meia sombra.
Obs.: Todas as plantas enviadas via Sedex são podadas para melhor adaptação a embalagem como também ao novo ambiente.

É necessário fazer uma drenagem para água nas jardineiras e ou vasos?

Sim, é necessário para o bom desempenho da planta. Fazer uma drenagem com pedra brita, colocando 5 cm. como forração no fundo da jardineira ou vaso ou com uma manta de Bidin.


É possível plantar hibiscos em vasos ou jardineiras?

Sim, todos os hibiscos podem ser plantados em vasos ou jardineiras. Tanto faz, fixas ou moveis desde que tenham uma profundidade de 0,40cm.


É necessário adubar os hibiscos e quando?

Para uma boa performance da planta é necessário adubar em meses alternados, com 1 colher das de sopa com a mistura em partes iguais de farinha de osso e torta de mamona, colocando no solo ao redor da planta e 4-14-8 NPK também no solo espalhando sobre a terra 1 colher das de sopa.


É necessário regar os hibiscos e qual a periodicidade?

Sim, é necessário regar todas as plantas, de preferência no período da tarde, deixando a terra úmida e não encharcada.
No verão, regar todos os dias e no inverno quando a terra estiver seca.
Os hibiscos sofrem mais por excesso de água e não por falta!



Fonte: http://www.hibiscos.com.br

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

45 comentários:

Anônimo disse...

Meus hibiscos dobrados não florescem apesar da rega, adubação e boa luminosidade. Os três pés colocam vários botões, mas eles ficam amarelados, secam e caem antes de florescer. O que fazer?

GRAÇA COTTA disse...

CARO COLEGA,
TENHO VARIOS HIBISCOS. ALGUNS COM APENAS 15 CM E JÁ ESTÃO COM FLORES E COM BOTÕES.EU USO DIMMY COBRE (PÓ)MISTURADO NA AGUA E COLOCADO NA TERRA E NÃO NA FOLHA. DEPOIS QUE COMECEI A USÁ-LO NÃO QUERO OUTRA VIDA. TAMBÉM EXPERIMENTEI NAS ROSEIRAS E ELAS ESTÃO LOTADAS DE FLORES, QUE OS GALHOS NEM AGUENTAM. ABRAÇOS, ESPERO QUE DÊ CERTO COM VC.

carlos fernando disse...

carlos, é mais uma duvida do que comentario, tres hibiscos comprados em vaso, com flores, continua dando flores, as folhas verdes, porem estão diminuindo de tamanho, apesar de continuar a florescer, as folhas estou achando muito miudas, e o crescimento das plantas parece que parou, adubados com 4.14.8, torta e f.de ossos, sol pleno, alguma dica, agradeço

Anônimo disse...

Escolhemos os hibiscos para homenagear meu pai, falecido recentemente. No primeiro dia de finados sem sua presença marcante vamos plantar hibiscos variados em vasos para atrair borboletas e embelezar mais ainda o Bosque Benito Calzavara, existente em seu nome na Universidade Federal do Pará. Ele era Eng. Agrônomo e amava, incondicionalmente, a natureza assim como sua familia.
Gina Calzavara

PRISCILA disse...

Olá Sônia! Tudo bem? Eu me chamo Priscila e tenho 13 anos. Amo plantas, assim como você! Tenho um Hibisco, plantado em um vaso. O lugar que ele fica, é de meia sombra, só pega sombra uma parte do dia. Andou nascendo umas folhas novas... Mas nenhum botão! Enquanto, o da minha avó, plantado na terra e no pleno sol, está infestado de botões! O que pode ter acontecido com o meu? Quais cuidados devo tomar para que ele dê flores? Quanto ás regas... moro em uma região muito, mais muito quente. Devo aguar uma vez por dia? Mesmo ele não estando em pleno sol? Desde já agradeço sua atenção! Tchaaau!

Sonia Oliveira disse...

Oi Priscila, boa noite!

Os Hibiscos podem ser facilmente cultivados em vasos. Mas a melhor variedade para essa finalidade é o Hibiscus rosa-sinensis Sunny Cities conhecido comercialmente como mini-hibisco.
Apresenta muitas vantagens sobre o Hibisco comum.
- Mais resistente
- Menor porte
- Floresce o ano inteiro
- Pouco exigente em termos de solo, adubação e irrigação.
Atualmente são comercializados nas cores amarela, laranja e vermelha.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços,

PRISCILA disse...

Olá Sônia, o meu é um Hibisco anão mesmo! Ele andou florescendo, mas agora parou. Nem sinal de botões. Meu hibisco é vermelho, assim como o da minha avó. Se a senhora visse o dela, ia ficar boba de ver o tanto de botãosinhos! Acho que o meu não está dando por falta de sol, ele, nessa época de chuva, está ficando dentro da área, para não encharcar muito. Quando sair o sol, vou deixar ele no sol, para ver se resolve o problema. Muito obrigada por responder! Tchau!

Analuci disse...

Estava precisando justamente destas informações! Valeu!

Cacau disse...

Oi Sonia,
Tenho um vaso com hibisco que comprei a um mês , quero fazer outro vaso, eles nascem de outro galho? Quando e como devo fazer?
Abraços .

Cacau

Sonia Oliveira disse...

Oi Cacau, boa tarde!

Fazer mudas de hibisco é bem fácil.
É só cortar em bisel (corte enviesado), galhos (de preferência os semi-lenhosos, ou seja, os mais grossos), com aproximadamente 40 cm de comprimento,
Molhe as estacas em água, em seguida mergulhá-las no pó ou, na solução de hormônio enraizador. (você pode encontrar nas casas de Jardinagem)
Em seguida enterre as estacas, até a metade, em vasinhos ou saquinhos com o substrato feito com uma mistura de terra, esterco orgânico e areia na seguinte proporção 2:2:1.
Deixe em um local sombreado e regue diariamente até pegar, soltando brotos e folhas novas.
A melhor época para se fazer esse procedimento, é o final do Inverno e início da Primavera.
Depois é só transplantá-la para o seu local definitivo.

Espero ter lhe ajudado e boa sorte.

Abraços.

Cacau disse...

Adorei! Muito obrigada!
Cacau

Cacau disse...

Adorei! Muito obrigada!
Cacau.

Mulher bem resolvida disse...

Boa noite,tenho um pé hibicos plantado no meu jardim, gostaria de saber como faço a colheita das flores, pois elas abrem em um dia e no outro já cai. É isso mesmo? ou tenho que cortar a flor antes que ela caia?
Desde já agradeço e espero sua resposta.

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa tarde!!

Embora os Hibiscos florescem o ano todo, elas (as flores), na maioria, duram pouco. As espécies de flores maiores tem duração em média de dois dias e as menores cerca de 24 horas.

Abraços,

Mulher bem resolvida disse...

Então, quero ver se entendi, a flor abre e cai sozinha, não preciso fazer a colheita, por exemplo, cortar antes que ela caia.
O que estou fazendo agora, espero a flor cair e guardo para secar e depois fazer o chá. Está certo?
Muito obrigada pela sua atenção
Abraços.

Sonia Oliveira disse...

Oi, é isso mesmo. Deixe as flores cairem sozinhas, depois você as colhe e coloque-as para secar.


Abraço.

Mulher bem resolvida disse...

Ok. E o pendulo da flor deixo ou corto? Acredito que essa é a última pergunta.rsrsrs
Desculpe te encomodar tanto...
Muito obrigado pelas respostas.
Abraços

Sonia Oliveira disse...

Oi querida.
Você pode deixar os pêndulos da flores, não precisa retirar, eles cairão depois.
Nõa se acsnhe em perguntar, estou aqui para tirar dúidas de quem as tem.

Um grande abraço.

Mulher bem resolvida disse...

Muito Obrigada, pelas suas respostas.
Abraços.

Unknown disse...

Tenho um hibisco mas só me tem dado uma vez flor ao ano e não consigo fazer com que cresça este ano. está numa marquise onde o sol e o calor são abundantes. Está num vaso pequeno, com apenas um tronquinho :( Como devo agir para o
fazer florir?? Obrigada.

Sonia Oliveira disse...

Olá boa tarde!!

O Hibisco é um arbusto, portanto não deve ser plantado em vasos pequenos e sim em vasos grandes para que possa se desenvolver bastante.

Eles precisam de bastante água no Verão, devendo receber duas regas diária - uma pela manhã e outra no final da tarde. Durante os meses frios basta uma rega diária.

Manter planta adubada intensifica a floração e ajuda a fortalecê-la contra o ataque de pragas. A fórmula NPK 10-10-10, preparada de acordo com as instruções da embalagem e deve ser aplicada a partir do início da Primavera, repetindo-se a aplicação por três vezes, com intervalo de 40 dias.

Ah! Mais um detalhe: os hibiscos detestam invernos rigorosos e sofrem muito em locais sujeitos às geadas.


Espero ter ajudado.

Abraços,

Anônimo disse...

Boa tarde,
Estava procurando um site sobre hibiscos, encontrei o seu, adorei, pois tirei várias dúvidas.
Eu adoro hibiscos, tenho pouco espaço em casa, mas onde cabe um eu planto.
Vou favoritar seu site para ler as novidades.

Att
Sueli

LUCIANA LORENZO disse...

BOA NOITE!
COMPREI 2 MUDAS DE HIBISCOS ANÕES, ESTÃO PLANTADOS EM VASOS...
ALGUMAS FLORES ESTÃO MURCHANDO E CAIRÃO...
A PERGUNTA É: POSSO FAZER CHÁ COM ESSA FLOR? (ESSA FLOR É A MESMA DO CHÁ DE CAIXINHA/LOJAS NATURAIS)...já me falaram que não é a mesma qualidade e pode ser tóxica...

caso possa, qual é o procedimento depois q ela cair? preciso secar ou posso fazer direto (QUAL MEDIDA?)

GRATA PELA ATENÇÃO

Irina disse...

Boa tarde,
ganhei uma muda de hibisco há alguns meses, era um pequeno galho, mas que cresceu lindamente... é o meu orgulho entre as plantas de casa...
mas há algumas semanas suas folhas começaram a ficar com aspecto esbranquiçado, como se estivesse perdendo a cor, ou manchada? se vc souber me dizer o pq dela estar assim, não sei se é a terra, ou o adubo, ou outra coisa...
desde já te agradeço

Anônimo disse...

Queria tirar uma dúvida pq o meus hibiscos estão com uns bichinhos branquinhos bem pequenos que voam e ficam nas folhas e não sei se é do hibisco normal ou uma praga. ja colocamos veneno e nada acontece
Obrigada

eduardo oliveira disse...

meu hibisco está cheio de botoes, mas ainda pequeno eles ficam amarelos e caem,e não da flor.
o que devo fazer , desde já agradeço e um grande abraço.

Luciana disse...

Queria tirar uma dúvida pq o meus hibiscos estão com uns bichinhos branquinhos bem pequenos que voam e ficam nas folhas e não sei se é do hibisco normal ou uma praga.
continua bem florido…
Calda de fumo adianta?
Obrigada

Silvana disse...

olá!!! boa tarde!
preciso de ajuda:
Tenho hibiscos plantados no chão (não em floreiras) a mais de um ano, floreciam muito bem, porém agora, as plantas estão lindas mas, os botões de flores ficam amarelos e caem ainda bem pequeninos, e não floreceram mais neste verão. Gostaria de ajuda para descobrir o que pode estar acontecendo?

silvana disse...

olá!!! boa tarde!
preciso de ajuda:
Tenho hibiscos plantados no chão (não em floreiras) a mais de um ano, floreciam muito bem, porém agora, as plantas estão lindas mas, os botões de flores ficam amarelos e caem ainda bem pequeninos, e não floreceram mais neste verão. Gostaria de ajuda para descobrir o que pode estar acontecendo?

Anônimo disse...

ommoneOlá, ESTA PLANTA NASCE DE MUDAS TAMBÉM.DÊ PREFERência à galhos mais grossos e com ramificações. regar todos os dias.

Ester disse...

boa tarde meu nome e Ester, gostaria de saber o que significa retirar broto que nasce abaixo do enxerto do hibisco. Por acaso sao os galhinhos com folhas que nascem no tronquinho do hibisco? p.s. vc e muito legal bjs

Anônimo disse...

Boa tarde meu nome é Elaine gostaria de alguma orientação pra salvar minhas plantinhas. Comprei 3 vasinhos de hibisco cada uma de cor diferente, lindas! Ao se passar uma semana elas estão feias, sem flores e com as folhas todas murchas...bju

Dagoila disse...

Olá tenho um hibisco cor amarelo alaranjado, ele floriu bem lindo e no dia seguinte qnd fui olhá-lo estava com a flor fechada, e horas mais tarde EXPULSOU A FLOR, ou seja ela caiu sem abrir novamente. Isso significa algum problema com ele? Tem muitos botões ainda e está num vaso a meio sol e sua folhagem bem verde. Tenho ele desde maio qnd o comprei.

Iolanda Giam disse...

Ola...Poderia me dar uma dica? Temos em nosso condominio, praticamente na janela do térreo de uma senhorinha de muita idade que chora ao ver o pé de Hibisco dobrado que há um ano atrás carregava de flores, só que hoje em dia estão com muitas formigas....Tentamos de tudo. Agora comprei um spray que disseram ser bom para acabar com essas tais...faz uma semana e nada de ver mudança. O que fazer nesse caso? Gostaria muito de vê-la florir novamente para que essa senhora pudesse ficar um pouco mais feliz. Obrigada e muitos beijos pra vc! ;)

Sonia Oliveira disse...

Bom dia Iolanda!!

Veja bem, eu não costumo indicar e também não uso inseticidas em minhas plantas, sou mais de produtos naturais, demoram um pouquinho no resultado, mas são bem eficazes. Para acabar com os ataques dessas indesejáveis formigas utilizo suco de pimenta vermelha. É só amassar bem algumas pimentas vermelhas, até fazer um suco grosso. Molhe um pano neste suco e amarre em volta do caule da planta ou pincele o tronco, ou então jogue em volta da planta o pó de café que você acabou de fazer. Faça isso todos os dias durante 5 dias. O resultado é impressionante.

Abraços e boa sorte !!!

Anônimo disse...

ótimo seu blog

Sonia Oliveira disse...

Que bom que você gostou.
Beijos e obrigada !

Anônimo disse...

Ôi Sonya, tudo bem querida?
enviei anteriormente 2 mensagens , mas não sei se elas chegaram, logo me desculpe o incomodo de mais uma vez relatar o fato e te pedir ajuda.
Meu hibisco rosa,de 6 anos sempre foi saudável e floresceu bastante, mas nos últimos meses uma praga tipo tufo de algodão o atacou. Essa praga se enrosca nos brotos e botões da planta e os mata sufocando em meio a uma bola de "algodão' preto, que se forma. Como salva-la sem usar praguicidas quimicos, que podem envenenar os pássaros que a visitam?
Ele está plantado na terra, a pleno Sol.
Muito obrigada e um grande beijo.
Márcia - RJ.

Sonia Oliveira disse...

Olá Marcia, boa tarde!

Então, o hibisco é uma planta linda, mas muito sujeita à infestação de pragas e doenças fúngicas, o que é uma pena. É também uma planta muito sensível à certos tipos de inseticidas que estão no mercado. Muitos deles podem causar danos na folhagem. Teste qualquer inseticida em uma pequena parte da planta antes de usá-lo por completo. Pós molháveis são mais seguros do que produtos emulsionados concentrados.
Procure se utilizar de Acefato, disponível sob diversos nomes comerciais, o que eu conheço é o Acefato Nortox. É um inseticida aprovado para uso em plantas de hibisco, contra infestações de pulgões, lagartas mineiras, cochonilhas, moscas brancas e tripés. Utilize apenas conforme indicado no rótulo para evitar danos às plantas. O acefato pode ser irritante para os olhos e pele. Utilize roupas de proteção ao usar esse composto.

Outro que você também pode usar sem causar nenhum dano à planta é o óleo de Neem, que é nada menos do que um extrato das folhas da árvore de neem. Ele tem sido usado como um inseticida muito tempo. O óleo de Neem aplicado às plantas de hibisco pode combater diversos tipos de insetos, incluindo pulgões, ácaros, insetos-escama e cochonilhas. Ele é pulverizado sobre as plantas e também diretamente sobre os insetos. O neem não possui nenhum resíduo de longa duração e deve ser reaplicado após chuvas fortes. Não use inseticidas de óleo durante a parte mais quente do dia, pois pode aumentar as chances de fitotoxicidade e queimar os tecidos vegetais durante esse tempo.

Espero que tenha lhe ajudado.

Beijos e boa sorte com seu hibisco.

Natasha Bassetto Ciarlini disse...

Bom dia! Sou Natasha. Tenho uma planta que estou tentando identificar. Comparando a folha achei bem similar com a do hibisco. A planta já floresceu. No momento está com 3 florzinhas e um botão prestes a eclodir. As flores são brancas porém bem pequenas. Eu poderia enviar uma foto para você me confirmar se é hibisco ou não? Obrigada

Natasha Bassetto Ciarlini disse...

Bom dia! Sou Natasha. Tenho uma planta que estou tentando identificar. Comparando a folha achei bem similar com a do hibisco. A planta já floresceu. No momento está com 3 florzinhas e um botão prestes a eclodir. As flores são brancas porém bem pequenas. Eu poderia enviar uma foto para você me confirmar se é hibisco ou não? Obrigada

Sonia Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sonia Oliveira disse...

Pode sim Natasha !

Gi disse...

Olá, comprei um hibisco e plantei num vaso alto de cerâmica. Ele fica na sombra a manhã toda, pega Sol a partir de umas 14h. As coisas começaram a ficar com um aspecto murcho. Estou em dúvida se isso é devido à falta ou excesso de água..... Poderia me ajudar?

Sonia Oliveira disse...

Olá Gi, boa tarde!
O Hibisco e uma planta de sol, mas o real seria se ele pegasse sol na parte da manhã. O sol dá tarde é muito quente e faz com que as folhas murchem.
Caso não tenha um local onde ele possa pegar sol pela manhã, procure rega-lo duas vezes por dia.
Beijos e boa sorte !