Como fazer mudas - propagação de plantas anuais e hortaliças

http://2.bp.blogspot.com/_5f8TWVrIi64/Sj1IS73zEjI/AAAAAAAAB58/9pxVa7KXD5s/s400/horta2.jpg

1 - Qualquer recipiente pode ser usado como sementeira, desde que tenha pelo menos 15 cm de altura. No caso de caixas de madeira, preencha as frestas com pedriscos. Isso impede que o substrato escape e facilita a drenagem.

2 - O substrato ideal para a semeadura deve conter partes iguais de terra comum de jardim, composto orgânico e areia de construção. Peneire muito bem todas as partes utilizadas.

3 - Em seguida, mexa tudo, com as mãos ou com uma pazinha, até conseguir uma mistura homogênea. Preencha então a sementeira com o substrato formado com a mistura.

4 - Para que a terra preparada fique bem distribuída, passe uma régua nas laterais da sementeira.

5 - Em seguida, amasse a terra com uma tábua ou algo semelhante.

6 - Se as sementes forem pequenas, espalhe-as com a mão, na superfície do substrato.

7 - Já a sementes que se parecem com um pó fino devem ser colocadas em um papel, para depois deixar que caiam distribuídas nas linhas previamente sulcadas.

8 - Se elas forem um pouco maiores, semelhantes a grãos, procedam assim: com um lápis, faça furinhos distanciados cerca de 4 ou 5 cm entre si, em linha reta, com a ajuda de uma régua. Os furos devem ter uma profundidade de 3 vezes o diâmetro da semente. Depois é só colocar uma semente em cada um dos furos.

9 - Após a semeadura, distribua uma fina camada do mesmo composto sobre as sementes e, em seguida, molhe o solo, usando um borrifador de água.

10 - Quem não tem estufa pode improvisar uma. Para isso, disponha 2 pedaços de madeira - um de cada lado da caixa. Eles vão servir de suporte para o vidro, que deve ser colocado em cima das ripas, em seguida.

11 - Só então, cubra com uma folha de jornal, papel kraft ou algo do gênero. É que embora necessitem de calor, as sementes não podem ficar expostas ao excesso de luz.

12 - Uma outra forma de conseguir o efeito de uma estufa é prender dois pedaços de arame na própria terra, cruzando-os de um lado para o outro.


Fonte: http://www.portalmundodasflores.com.br

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Um comentário:

Eusa Aparecida Rocha Maciel disse...

Boa tarde,
Voce pode me orientar de como fazer mudas de Bouganvillea?
Todas as informações possíveis.
Obrigada.

Eusa
rochamaciel@live.com