Noções de paisagismo

Com os centros urbanos crescendo desenfreadamente, o verde foi desaparecendo e sobraram algumas poucas áreas, como parques, praças e jardins para que a natureza pudesse se manifestar. E se há 500 anos esta terra era repleta de palmeiras, bromélias e orquídeas crescendo por toda parte, por que tais espécies não poderiam voltar a ocupar seu merecido espaço?

Existe uma porção de paisagistas e pessoas interessadas em resgatar traços da flora nativa no Brasil. Como prova disso, um número cada vez maior de jardins surgem, emprestando muita exuberância, tropicalidade e um majestoso verde às paisagens, atualmente cinzas, das cidades.

Levantamentos preliminares:

Algumas pessoas apreciam bastante a elegância das palmeiras. Outras preferem o aconchego de uma árvore frondosa. Uns gostam de estilo europeu ou até oriental como as tuias e laguinhos. Tem gente capaz de qualquer sacrifício para ter uma piscina em casa. E há os que querem mesmo é ter uma hortinha ou um pomar. Enfim gosto, cada um tem o seu. Daí a importância de listar as necessidades e desejos, o mais detalhado possível e abrangendo toda a família ou toda comunidade (no caso de praças ou avenidas).

Para implantação de um jardim

Quando bem planejado e executado, um jardim acaba se transformando na extensão natural da casa.

O primeiro passo é dar uma olhada na parte arquitetônica do local e elementos vegetais existentes, certificando-se de alguns itens.

Não reserve espaço para árvores de grande porte muito perto da casa ou construções (08 a 10m de distância): O sistema radicular da árvore pode acabar rachando pisos próximos e até comprometer o alicerce. Além disso, as folhas secas costumam entupir calhas e algum galho, se cair, poderá fazer estragos no telhado.

* O espaço destinado a canteiros floridos deve, preferencialmente, ser deixado em local que possa ter destaque, quando visto de dentro das áreas mais nobres da casa.

* Evite canteiros de formas geométricas rígidas, por outro lado não convém abusar das curvas aleatórias.

* Jardineiras de alvenarias devem ter, no mínimo, 40 cm de largura por 60 cm de profundidade. Evite utilizar plantas tóxicas ou espinhosas em locais de fácil alcance pelas crianças.

* Não exagere na utilização de elementos decorativos como estátuas e fontes. Cuidado também com o senso de proporção. Um elemento decorativo muito pequeno num espaço grande desaparece. Muito grande num espaço pequeno tende ao ridículo.



Fonte: Sites variados

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: