O Acer palmatum é uma das árvores mais belas do mundo.
Nativa do Japão. Excelente para bonsai as sementes possuem um grau alto de dormência, necessitando ser estratificadas por
A coloração das suas folhas sofre alterações bastante intensas ao longo das estações do ano, variando desde verde vivo, passando por amarelo e chegando a vermelho intenso antes da queda da folha no outono.
Cultivo
O bordo japonês tem sido cultivado em áreas temperadas ao redor do mundo desde o século XIX. Suas sementes são populares na maioria das lojas arboricultoras, mesmo no Brasil. O cultivo mais popular é o das folhas vermelhas.
Como a maioria dos bordos, o bordo japonês é bem adaptável, mas cresce melhor em solos profundos, bem-drenados e férteis. O bordo japonês cresce bem em áreas temperadas, como o sul do Brasil, e em climas tropicais de altitude com mais de 800m, como as mais conhecidas cidades da será fluminense (Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis).
Localização no inverno:
A planta requer sombra parcial ou total, principalmente durante o período da tarde, que é quando o sol está mais quente. Deve proteger-se do vento todo o ano.
Localização no verão:
O bordo japonês aguenta bastante bem o frio, desde que não esteja à mercê do vento. Desde que esteja a uma temperatura superior a -10ºC não há problema. Calor excessivo durante o inverno pode fazer a árvore desfolhar demasiado cedo, o que pode ser extenuante.
Alimentação e rega
As regas no verão devem ser frequentes e é melhor regar pouco de cada vez e com regularidade do que deixar que o solo seque entre as regas.
Envasamento
Os bordos japoneses requerem um solo bem drenado, no entanto o mais indicado é o de akadama japonês puro.
Fonte: Diversos sites
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.
Um comentário:
Gostaria de saber como plantar corretamente! Eu comprei 100 sementes pela internet e veio num saquinho transparente tipo zíper. Me ajudem! Obrigado.
Postar um comentário