
Por ser este um gênero com tantas espécies, nem todas obedecem às mesmas regras. O que vale para todas, no entanto, é a necessidade de um alto teor de umidade, algo em torno de 75% ou mais (para que os "jarros" sejam formados), tornando-as ideais para terrários (ao menos, elas são bem resistentes contra os fungos). Algumas espécies, as mais fáceis (N.alata, N. gracilis, N. mirabilis, etc), não necessitam de tanta umidade.
Para aumentar a umidade não coloque os vasos sobre pratos com água, pois as raízes logo apodrecerão se tal for feito (o recomendado é deixá-las em vasos pendurados, para que o excesso de água escorra). Proteja a planta de ventos, e, se possível, borrife-a com água todo dia. Mantida uma alta taxa de umidade, as regas não precisam ser feitas com muita frequência.
O substrato precisa ser bem "arejado", para tal, adicione uma boa porcentagem de areia. Proteja as plantas de luz muito forte; caso deseje deixá-las ao sol, que seja por apenas poucas horas do dia. Tais plantas não passam exatamente por um período de dormência, mas o crescimento é retardado no inverno.
Quanto à temperatura, as espécies de pequenas altitudes (consideradas mais fáceis) devem ser submetidas à faixa de
Ao replantar, tome cuidado para não danificar as raízes, pois estas são muito frágeis. A propagação pode ser realizada via sementes (embora possa ser difícil conseguir um espécime macho e um fêmea florescendo ao mesmo tempo), ou por estacas (mantenha alta umidade para maior taxa de sucesso).
Fonte: http://www.ladin.usp.br
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.
Um comentário:
oi, minha nephentes continua a crescer, esta com varios galhos de 1 metro e ainda vindo outros, mas nunca mais fez jarros.
devo podar? onde e como? devo adubar? os galhos podados posso replantar?
obrigada pela ajuda!!!
Postar um comentário