Espécies de kalanchoes

KALANCHE MARMORATA

Nativo da Etiópia alcança ate 40 centímetros de altura. Quando jovem apresenta folhas de cor verde-brilhante que, com o passar do tempo, se tornam acinzentadas, com manchas marrom-avermellhada. Produz flores brancas na primavera.

KALANCHOE FARINACEA

Compacta, raramente excede 7,5 centímetros de altura. O caule é ereto verde esbranquiçado, e as folhas, de formato arredondado, são suculentas. Medem de 2 a 3 centímetros de comprimento e são revestidas por uma leve penugem prateada. Flores vermelhas, tubulares, aparecem no ápice do caule, formando um buquê muito ornamental.

KALANCHOE TOMENTOSA

Chega a alcançar ate 60 centímetros de altura. Tem folhas recobertas por pêlos prateados, com penugem marrom nas bordas. As flores são claras, com estrias no tom castanho-claro.

VAMOS AQUI A DICAS DE CULTIVO
Luminosidade – normalmente, apreciam boa luminosidade, mas longe da luz direta do sol e temperatura constante. Plantas desenvolvidas em estufas poderão ter comportamento diferente. Pelo que podemos observar em Barbacena, bem pertinho da rodoviária, nos canteiros da Praça da Maçonaria, foram plantadas centenas de mudas de Kalanchoês a céu aberto em luz direta. Sendo assim tais mudas poderão estar comprometidas em não ficar muito bonitas. Parabéns pelo intento.

Solo - misture uma parte de terra comum de jardim 1 de areia e 1 de composto orgânico ou de terra vegetal, 2 colheres de sopa de calcário dolomitico 1 colher de chá de casca de ovo moída (ou farinha de osso).

Regas – moderadas, evitando deixar o solo muito úmido. No inverno o controle deve ser muito rigoroso. Espere a terra ficar completamente seca antes de molhar a planta outra vez.

Propagação - é feita por meio de estacas dos ponteiros, durante a primavera ou no verão, quando a planta não estiver florida. Devem ter aproximadamente 5 cm de comprimento e no mínimo 3 folhas. Coloque em recipientes pequenos já preparados com um substrato a base de duas partes de areia de rio, 1 parte de terra comum e uma parte de composto orgânico ou terra vegetal. Todos os dias mantenha o recipiente ao sol por algumas horas e regue a planta, evitando o encharcamento. O enraizamento costuma demorar de 5 a 6 semanas. Quando as mudinhas estiverem medindo uns 3 centímetros, poderão ser transplantadas para um local em definitivo. E mesmo ainda pequenas, já darão algumas flores.

Poda - depois da floração, os Kalanchoês plantados em vasos devem ter as pontas dos ramos podadas. Coloque o vaso em local sombreado, mantendo o solo quase seco por pelo menos um mês. Após este período transfira-o para um local ensolarado e volte a regar normalmente. No próximo ano, com certeza a planta voltara a florescer.

Popularidade – o Kalanchoês figura entre as plantas mais populares hoje em dia cultivadas.

Já existem também variedades em miniaturas e se você ainda não cultivou, não sabe o que está perdendo.


Fonte: Revista Casa e jardim

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: