Como cuidar do seu vaso de lírio

O lírio em vaso requer um local com boa iluminação, evitando o sol nas horas mais quentes do dia. Não deixe o substrato (a terra do vaso) secar completamente, molhando sempre que necessário, até que água saia pelos furos de drenagem do vaso; mas evite que a água se acumule no pratinho. Para fazer com que o lírio em vaso floresça novamente, o procedimento é complicado e não é garantido o sucesso. Quem desejar tentar, deve seguir uma série de passos:

1. Após a morte das flores, continue regando o lírio por mais 3 meses, depois pare de colocar água e espere que as hastes sequem completamente;

2. Uma vez que as hastes estejam secas, retire os bulbos do vaso, coloque-os em um saco plástico perfurado, preenchido com material inerte (perlita, por exemplo) úmido. Coloque este saco plástico com os bulbos na parte menos fria da sua geladeira (onde são colocadas as verduras) e deixe lá por cerca de 4 meses. Cuide para manter os bulbos úmidos. Evite choque entre os bulbos e também o choque dos bulbos com outros objetos, pois há perigo de machucar os bulbos e os ferimentos são portas para a entrada de doenças.

3. Passados os 4 meses, retire os bulbos da geladeira de plante-os. Deixe nos primeiros 10 dias em local bem fresco e arejado. Quando os brotos estiverem surgindo, leve o vaso para um local bem iluminado. Regue sempre que a terra estiver seca.

4. Se tudo der certo, entre 2 e 3 meses os bulbos florescerão.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

24 comentários:

Heitor disse...

oi, amei suas dicas, mas nãocompreendi direito. o que são bulbos? eu ganhei um vaso c/ lírios brancos do meu marido, mas uma semana depois as flores começaram a morrer não sei o que fazer. por favor, respondam-me.obrigada. step-negreiros@hotmail.com

Sarinha disse...

O mesmo aconteceu com os meus lirios . Mas em menos de 3 meses já secou tudo e as hastes ainda estão em pé,mas percebe-se qe estão ocas. O que faço?
Desde já agradeço!
Respondam-me inha.helen@hotmail.com

Anônimo disse...

Aconteceu o mesmo com meus lírios. Após uma semana as flores começaram a cair. O procedimento é muito trabalhoso, acho que não vale a pena...

Anônimo disse...

Interessante suas dicas,mas assim como os outros acho que Para os leigos ficou um pouco complicado...o que são dulbos? Hastes são os caules?os talos? Depois que entender melhor talvez eu tente esse procedimento. Obrigada!
Marina

Sonia Oliveira disse...

Olá,
A maioria das plantas têm as raízes saindo diretamente do caule. Outras têm uma espécie de “cebola”, chamada de bulbo. Um bulbo consiste de um caule e folhas adaptadas ao armazenamento
Os bulbos são órgãos de reserva que permitem ao embrião sobreviver durante o tempo de dormência antes de desabrochar novamente. Eles grande durabilidade e podem sobreviver por longo tempo, brotando anualmente. Isto acontece porque se trata de um processo vegetativo que torna possível o cultivo e a produção de mais exemplares.

O bulbo nada mais é que um talo comprimido com uma parte basal de onde se desenvolvem raízes.
Dentro do bulbo está contida uma gema embrionária que pode desenvolver folhas e flores, protegida por uma série de folhas carnosas ou secas.
O exemplo mais simples é a cebola e o alho.
São plantas bulbosas ornamentais o Amarílis, o Narcisus, o Lírio, o Oxalis, o lírio-de-natal, as Frésias entre outras.

Espero que tenha entendido o que é bulbo.
Abraços.

Anônimo disse...

eu comprei um lirio e nao sabia q era tao complicado cuidar para q ele floreça d novo!

Ivete Nunes disse...

Gostaria de saber se posso plantar um Lirio em um vaso de gesso?
me responda por favor
ivete_leddy@hotmail.com
abraço

Anônimo disse...

ola! ganhei um vaso com lirios lindos e gostaria de saber como cuidar. Em que local colocar, quando aguar, entre outros cuidados ... abraços!
Nanni Soares

Sonia Oliveira disse...

Olá Nanni, boa tarde!!

Os lírios não duram muito tempo sua floração, que é no outono/inverno.
Quanto aos cuidados, ele deve ficar em um lugar com luz solar indireta, molhar duas vezes por semana e deixá-los no vaso até a floração terminar.

Após o término da floração, continue regando o lírio por mais 3 meses, depois pare de colocar água e espere que as hastes sequem completamente;

Uma vez que as hastes estejam secas, retire os bulbos do vaso, coloque-os em um saco plástico perfurado, preenchido com material inerte (perlita, por exemplo) úmido. Coloque este saco plástico com os bulbos na parte menos fria da sua geladeira (onde são colocadas as verduras) e deixe lá por cerca de 4 meses. Cuide para manter os bulbos úmidos. Evite choque entre os bulbos e também o choque dos bulbos com outros objetos, pois há perigo de machucar os bulbos e os ferimentos são portas para a entrada de doenças.

Passados os 4 meses, retire os bulbos da geladeira de plante-os. Deixe nos primeiros 10 dias em local bem fresco e arejado. Quando os brotos estiverem surgindo, leve o vaso para um local bem iluminado. Regue sempre que a terra estiver seca.

Se fizer tudo conforme a orientação, entre 2 e 3 meses os bulbos florescerão.


Espero ter ajudado. Abraços.

Anônimo disse...

adorei esta possibilidade de fazer meu liro do meu aniversario florescer novamente ,vou fazer todo o possível eu vou conseguir entrarei em contato novamente muito obrigado.

Gabriela Cristini disse...

Tenho um vaso de lírios rosa ja faz mais de um ano, nunca cortei nenhuma haste, eles brotam dão flores, as flores caem, ficando somente as folhas verdes, depois de um bom tempo talvez meses, que as folhas desta haste secam, surgindo outro broto!!!
Mas agora estao aparecendo bichinho bem pequenos e verde clarinho, que inclusive ja secaram o botão de flor que estava crescendo!!!
Gostaria de saber como faço pra matar esses bichinhos?

Obrigada

Giane disse...

oi,gostei das dicas e acho que vale muito apena o trabalho pois acho lindas essas flores, por isso quero sempre novas dicas. Mas uma duvida!!voce disse que a epoca do lirio e outono e inverno ,mas ganhei s meus num vaso agora no fim de novembro dia 29 cheinho de flores gigantes. agora so tem a haste . devo deixalo floreccer sozinho ou e mais rapido cortar os galhos e colocar o bulbo na geladeira por 4 meses? sempre que tiver dicas me passe por email...ropelata@hotmail.com

joao victor disse...

Olá Sonya

Eu comprei um vaso de lirio, so que elas estão ficando muchas.o que eu faço? Por favor,responda-me

Email: joaovictor8_pereira@hotmail.com

Assinado: João victor

Sarinha disse...

Meu pai comprou um vaso de lírio de presente para minha mãe, e ela não saabe cuidaaar quais asss dicas p0ara uma pessoa que não sabe cuidar de planta?????????

Anônimo disse...

Oi Sônia! Realmente tenho minhas dúvidas em relação aos cuidados.Você disse que é necessário colocar os bulbos na geladeira durante 4 meses, depois dos 3 meses sendo regadas. Exemplos como os da Gabriela Cristine, minha mãe criou um lírio que florescia todo ano e não precisou disso! E eu? como devo cuidar? Existe uma forma correta para cada tipo? Por favor me responda-Társila Pires:tarsillacrispires@yahoo.com.br

amados disse...

Obrigada, amei sua dica e seguirei conforme sugeriu.

Felicidades 1000!

Anônimo disse...

Olá Sonya. Depois de três meses quando as hastes secarem eu coloco elas junto com os bulbos na geladeira ou corto as hastes pra colocar só os bulbos?

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa noite!!

Sim, uma vez que as hastes estejam secas, retire os bulbos do vaso, coloque-os em um saco plástico perfurado, preenchido com material inerte (perlita, por exemplo) úmido. Coloque este saco plástico com os bulbos na parte menos fria da sua
geladeira (onde são colocadas as verduras) e deixe lá por cerca de 4 meses.

Cuide para manter os bulbos úmidos. Evite choque entre os bulbos e também o choque dos bulbos com outros objetos, pois há perigo de machucar os bulbos e os ferimentos são portas para a entrada de doenças.

Passados os 4 meses, retire os bulbos da geladeira de plante-os. Deixe nos primeiros 10 dias em local bem fresco e arejado. Quando os brotos estiverem surgindo, leve o vaso para um local bem iluminado. Regue sempre que a terra estiver seca.

Se tudo der certo, entre 2 e 3 meses os bulbos florescerão.

Abraços.

Ana S. disse...

Olá, Sonya!
Ganhei um lírio a mais de um ano, e ele secou, mas na época não tive todos os cuidados de retirar o bulbo e colocar na geladeira. Manipulando o vaso vi os bulbos e resolvi deixá-los na terra e mantive a rega. Acontece que quando soube que deveria colocá-los na geladeira, já estavam nascendo folhinhas de um bulbos bem pequeninos! O que devo fazer? Mantenho eles em terra?
Outra dúvida é sobre saber o que fazer com os bulbos que ainda não tem folhas (alguns bem pequenos e um outro grande - 6cm de diâmetro).
Desde já agradeço a atenção!

Sonia Oliveira disse...

Sem problemas Ana, pode deixá-los no vaso e ver suas folhinhas crescerem, quanto aos bulbos que ainda não deram folhas, é só aguardar, em breve elas aparecerão, a nao ser que os bulbos estiverem apodrecidos.
beijos !!

suzane disse...

Para molhar somente duas vezes por semana ou por dia enquanto eles ainda estão com as flores no vaso?

Sonia Oliveira disse...

Suzane, em épocas mais secas deve-se regar de 2 a 3 vezes por semana, e em épocas mais amenas regue-o 1 vez por semana.


Abraços.

Tatiana Priscila da Silva disse...

Olá!
Meu lírio está com algumas folhas secas e tem um pozinho branco. O que é e como procedo??
Se puder responder fico muito grata!
Obrigada!

Sonia Oliveira disse...

Tatiana, boa tarde!!

Os cuidados que você deverá ter com seu lírio
Deixá-lo num local arejado e bem ventilado, mas sem vento na flor e sem sol direto garantem flores com durabilidade e beleza.
A irrigação correta deve ser de 100-200 ml ao dia por vaso quando necessário. A falta da água provoca aborto do botão, queimaduras da flor e folhas, morte precoce e o excesso causa a morte da raiz, doenças fúngicas para o lírio que causam a sua morte precoce.
Luz direta do sol pela manhã (9:00) para flores plantadas, e a tarde em local com luz indireta do sol. Isso Faz com que as flores fiquem exuberantes, com cores vibrantes e alegres e cheiro suave e forte de acordo com seu subgrupo,
A pouca luz causa aborto dos botões, perda da cor original da flor, hastes (galhos) moles (a haste não sustenta as flores) e o excesso de luz causa queimadura nas flores e folhas , diminui o tamanho da flor, pois acelera o seu envelhecimento e diminui a durabilidade da flor.

Quanto ao pozinho branco é o pulgão, borrife bastante água nas folhas, eles sumirão.