Usando a sua criatividade em vasos com plantas ornamentais

Decorar sua casa ou varanda do apartamento usando a sua criatividade você pode cultivar plantas ornamentais, e não é muito difícil. Que tal criar maneiras interessantes de arrumação das plantas em arranjos de vasos decorativos, floreiras ou até mesmo o que tiver em casa que não esteja mais em uso?

Com isso você pode controlar com mais facilidade a qualidade do solo, variar a rega das plantas, de acordo com suas necessidades, arrumá-las de acordo com luminosidade do ambiente e poder mudar sua disposição sempre que desejar. Você pode criar uma decoração com diversas flores e folhagens.

Algumas dicas que você pode observar quando da preparação e cuidado de suas plantas, para que fiquem sempre bonitas e saudáveis.

Regra nº. 1

O jardim é seu, então use vasos que quiser ou o que tiver. O importante é que o que você for usar para fazer os arranjos devem ser do tamanho suficiente para receber as plantas, e ter drenos suficientes para que o excesso de água possa sair.

Regra nº. 2

Pouquíssimas plantas não se dão bem em vasos. Não se limite a usar nos arranjos, plantas comuns. Experimente. Misturar diversos tipos de plantas num mesmo vaso pode trazer um resultado decorativo muito interessante. Flores, folhagens e plantas ornamentais podem ser combinadas à vontade, basta observar algumas de suas características básicas, com quantidade de água e de iluminação que cada uma requer. Plante nos mesmos vasos as que têm características semelhantes.

Regra nº. 3

Depois que plantar as plantas, não deixe de cuidá-las sempre. Periodicamente adube os vasos, garanta a rega na freqüência adequada, verifique sua posição em relação ao sol da manhã ou da tarde. Estes cuidados básicos devem ser complementados com a limpeza e com a observação de eventuais pragas. Mudar a posição dos vasos entre si também pode trazer melhores resultados no desenvolvimento conjunto das plantas.

Regra nº. 4

Os vasos podem ser colocados juntos, pois agradam muito mais assim do que separadamente. Novos vasos podem ser incluídos no seu jardim, mudando seu aspecto geral e fornecendo novas combinações, de acordo com as estações do ano e com sua vontade. Se desejar, substitua as plantas do vaso que já não apresentem um bom aspecto, por outras novas.

Regra nº. 5

Procure plantar plantas perenes, mas combine-as com plantas de estação. Apesar de dar um pouco mais de trabalho, é uma alternativa interessante, já que você estará renovando seu jardim com novas flores, por exemplo. Para facilitar a manutenção, você pode plantar cada tipo de planta em seu respectivo vaso e combinar os vasos entre si.

Regra nº. 6

Para que o arranjo fique proporcional, procure usar algum calço para levantar os vasos mais baixos (como bloquinhos de madeira, tijolos de barro ou de cimento). Incline alguns deles também vai dar efeitos interessantes. Acrescente algumas pedrinhas decorativas, ou oque você achar melhor, assim como peças de vasos de fibra de coco ou de madeira rústica para harmonizar todo o ambiente.

Regra nº. 7

Mais uma vez, use sua criatividade. Não há limitação para a quantidade e tipos de vasos utilizados. Às vezes, acrescentar mais uma planta pode fazer uma grande diferença no conjunto como um todo.

Acrescentar uma peça artesanal, uma peça antiga, como um jarro de barro já escurecido pelo tempo, uma pequena escultura de barro ou cerâmica, azulejos antigos e outros objetos, pode dar um toque mais simpático e pessoal a seu arranjo de vasos.

http://cristiny.on.line.sites.uol.com.br/gifs/f/flores14.gif

Fonte: Livro Usando a sua Criatividade


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: