Adube o seu bonsai

http://images.uncyc.org/pt/6/61/Bonsai01.jpg


Todos nós comemos diariamente. Os alimentos são imprescindíveis para a vida. As plantas alimentam-se dos sais nutritivos que extraem do solo. O Bonsai, como vive em vasos pequenos, pode chegar a consumir todos os elementos nutritivos que há na terra. Temos que ir repondo por meio de adubos os elementos que a planta consome.

Quando se tem que adubar

É preciso adubar principalmente nos momentos de forte crescimento da planta: na primavera e no fim do verão. Para evitar crescimentos desmesurados, ao contrário de outros cultivos, costumamos adubar o Bonsai mais no outono (fim do verão) do que na primavera.


Como se deve adubar


É preciso adubar a planta sem sobressaltos. É muito melhor adubar em pequenas quantidades, mas freqüentemente, do que fazê-lo em excesso e de tempos em tempos. Não se deve esperar, portanto que a árvore chegue a ficar fraca e amarelada para voltar a adubar.


Os melhores adubos


Há dois tipos diferentes de adubos para o Bonsai: os adubos líquidos e os sólidos.


0 adubo líquido dissolve-se na água de regar ou aplica-se com a água de pulverização por cima das folhas. É rápido e limpo, não produz cheiros desagradáveis, são fáceis de aplicar.


0 adubo sólido coloca-se sobre a terra do vaso de maneira uniforme, evitando colocar ao lado do tronco das árvores. É de longa duração, não queima as plantas, melhora muito a terra do Bonsai.


Quando não se deve adubar


Não é conveniente adubar no inverno nem durante os períodos de calor extremo do verão. É como nós, que quando ficamos doentes vamos ao médico, e não procurar curar-nos a base de comer mais. Não devemos querer curar o Bonsai doente, adubando-os. É preciso primeiro ver qual é a causa da doença e fazer o tratamento adequado. 0 adubo virá depois, quando a planta começar a se refazer. Pelo mesmo motivo não devemos adubar o Bonsai recém transplantados ou que ficaram secos por um descuido.



Fonte: Guia A Arte do Bonsai


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: