Cuidados com as Plantas tóxicas de seu jardim

Na elaboração de um jardim, a escolha das espécies exige cautela e conhecimento. Algumas espécies, aparentemente parecem ser inofensivas, mas quando ingeridas ou em contato com a pele, causam sérias intoxicações e alergias. Algumas espécies contêm substâncias nocivas à saúde de animais e seres humanos, podendo até ser fatais. Existem aproximadamente 400 espécies de plantas ornamentais tóxicas.

Segundo o Centro de Toxicologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, o índice de óbitos por intoxicação de plantas é baixo, e quando acontece, na maioria dos casos, tem como responsáveis principais a Mamona (Ricinus communis), e a Mandioca-Brava (Manihot utilissima). Os acidentes mais frequentes dão-se devido a ingestão de espécies como a Trombeteira ou Saia-Branca (Brugmansia suaveolens), a Coroa-de-Cristo (Euphorbia milli), Comigo-Ninguém-Pode (Dieffenbachia maculata "Picta"), e a Espirradeira (Nerium oleander), que são espécies mais comuns nas casas.

A maior parte dos casos ocorre com crianças com idade entre dois e sete anos, embora sejam também registrados casos com adultos e animais. Veja abaixo algumas precauções e outras espécies ornamentais tóxicas:

Precauções:

1. Ensine as crianças a não colocar plantas na boca;

2. Conheçam as todas as plantas da casa, seu nome e características;

3. Não coma, nem faça chás de plantas desconhecidas;

4. Quando reformar ou fizer um jardim, informe-se sobre as espécies a serem utilizadas;

Algumas Espécies Ornamentais Tóxicas:

Jasmim Manga (Plumeria rubra)

Samambaia (Pteridium aquilinum)

Canela-de-Veado (Sessea brasiliensis)

Cambará (Lantana camara)

Cróton (Codiaeum variegatum "Blume")

Leiteiro Vermelho (Euphorbia cotinifolia)

Leiteiro Branco (Euphorbia leucochephala)

Avelós (Euphorbia tirucalli)

Batata do Inferno (Jathropha podagrica "Hook")

Avenca Japonesa (Nandina domestica)

Flamboyanzinho (Caesalpinea pulcherrima)

Espatódea (Sathodea capanulata)

Suína (Erythrina crista-Galli)



Fonte(s) : http://www.dicasdejardinagem.com.br


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: