Malmequer

Também identificada como calêndula, é conhecida como Malmequer, pois, assim como a Margarida, é muito usada na brincadeira do "bem me quer, mal me quer", que consiste em arrancar, uma por uma, as pétalas da flor, questionando se o seu amor ainda lhe quer. A última pétala é a que vai indicar se a resposta é sim ou não.

As calêndulas são flores popularizadas por suas propriedades cicatrizantes e anti-sépticas e, embora seja o nome utilizado pela medicina para designar a Malmequer, é também uma designação comum na Botânica a diversas espécies de uma determinada família que possui mais de 20.000 espécies subdivididas em aproximadamente 1.100 gêneros.

É uma herbácea originária das Ilhas Canárias e região Mediterrânea, com 40 a 60 cm de altura, que possui flores pequenas e muito duráveis. Sua coloração gira em torno de tons amarelos e alaranjados. Floresce anualmente e é cultivada para flores de corte, em jardins ou em canteiros, com terra bem preparada e incorporada a um bom material orgânico. É resistente a baixas temperaturas do inverno. Suas delicadas flores são pequenas, reunidas em ramos, simples ou dobradas, bastante duradouras, com várias tonalidades.


Multiplica-se por sementes que devem ser semeadas no outono para florescerem no inverno e primavera, quando será reconhecida como a maravilha do jardim.


Curiosidades:

Deve-se aplicar um pouco de cloro à água utilizada para regas em flores cultivadas em escritórios ou apartamentos. Muita gente não sabe disso, mas o cloro, em baixas concentrações, evita a formação de algas e fungos, bem como o apodrecimento, mantendo a água limpa e ampliando o tempo de vida das flores
.




Fonte(s) : Guia As flores do meu Jardim


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Um comentário:

Catia Toledo disse...

Oi, Soninha, finalmente visitei seu blog. Muito legal! Vou passar a te visitar sempre...Beijo