Murta ( Myrtus communis.)


Nome comum: Murta.
Nome científico: Myrtus communis.
Família: Mirtáceas.
Origem: Planta típica no litoral da Europa mediterrânica.
Solo: Areia e composto ácido em partes iguais.
Clima: Exposição solar. Proteger do sol do meio-dia no Verão
Reenvazar: Primavera.
Adubação: Usar fertilizante equilibrado de intensidade média.
Água: Normal no Verão. Diminuir no Inverno.
Multiplicação: Sementes, estaca semi-lenhosa no Verão.
Floresce: Sim.
Frutifica: Sim.

É um arbusto que se utiliza especialmente para a formação de grupos, associado a outros de características e qualidades diferentes, apesar de também se poder usar como elemento isolado e em alguns casos como sebes; é muito interessante como arbusto para jardins ou terraços por ser perene e perfumado, além de não crescer muito, visto geralmente não ultrapassar os 3 m de altura.
Ideal para Bonsai, é uma espécie que se encontra em vias de extinção.

Características: A murta é cultivada há milhares de anos como planta ornamental, pois é não só uma planta bonita como fácil de cultivar. Dá-se bem numa sala bem iluminada e fresca e é uma planta atraente durante todo o ano. Este arbusto sempre verde tem folhas ovadas pequenas, brilhantes e perfumadas e suas flores brancas, cheias de pequenos estames, nascem em profusão de Junho a Setembro. No Outono dá pequenas bagas roxas. A folhagem pode ser podada e conduzida em qualquer altura do ano. Se não for aparada atingirá cerca de 60 cm de altura e pode ser colocada no exterior durante os meses de Verão.

Identificação: Caule muito ramificado; folhas persistentes, coriáceas, brilhantes, opostas 2 a 2, raramente 3 a 3, lanceoladas, inteiras, subsésseis; flores brancas (Maio - Julho), penduculadas, solitárias na axila da folha, 5 pétalas e 5 sépalas, estames numerosos e compridos, estilete saliente; baga negra. Cheiro aromático, apimentado (flores); sabor desagradável e resinoso (bagas).

Temperatura: Ambiente fresco ou temperado, não inferior a 4ºC no Inverno.

Localização de Verão: No exterior, exposta ao sol ou com sombra parcial. Deve proteger-se do sol quente do meio-dia. No interior, com boa iluminação perto de uma janela, mas não diretamente exposta ao sol forte através de uma vidraça.

Localização de Inverno: Num jardim de Inverno fresco, ou numa sala fria, onde a temperatura esteja permanentemente entre os 5 e os 10ºC, para induzir ao estado letárgico.

Luz: Exposição luminosa com alguma luz solar direta.

Rega: Regar regularmente da Primavera ao Outono, mas não deixe o solo ficar sistematicamente saturado. Reduzir a rega no Inverno. Deve-se empregar água macia.

Umidade-ambiente: Pulverizar as folhas regularmente.

Adubo: Alimente durante a estação de crescimento, com um bom fertilizante equilibrado de intensidade média.

Transplante: Cada dois anos. Utilize um composto ácido, peneire o solo para retirar partículas finas e misture 50/50 com areia. Transplantar na Primavera

Aramação: No período letárgico.

Poda: Pode os ramos durante o período letárgico. Desbaste os rebentos para manter a forma durante o Verão e corte quaisquer botões adventícios indesejados, antes que estes abram.




Fonte(s) : Guia Plantebem


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

5 comentários:

edspfan disse...

o que fazer para as folhas das murtas pararem de cair, posso poda-las???

D"Magacho disse...

Comprei uma muda recentemente.estava em dúvidas como cuidá-la.Adorei as explicações sobre a mesma.Obrigada!

D"Magacho disse...

ADOREI AS DICAS DE CUIDADOS!!!OBRIGADA.

Anônimo disse...

Minhas murtas ficaram amarelas, secaram e as folhas caíram. Depois brotaramde novo. Agora elas estão com cerca de 1 metro, mas não crescem mais. O que pode ter ocorrido com elas? O que posso fazer para que elas crescerem e ficarem volumosas?

Sonia Oliveira disse...

Olá,
A Murta precisa de um solo rico em matéria orgânica e que tenha boa drenagem. Quando jovem é uma planta de rápido crescimento, depois de adulta o crescimento é mais lento o que ajuda na manutenção. É necessário irrigá-la de forma periódica durante épocas muito quentes e secas, principalmente quando a planta for jovem, também é necessário a realização de podas de formação e limpeza durante o crescimento da planta.

Para deixar a planta bastante saudável, aplique semestralmente produtos que tenham Quelatos de Fe (ferro).

Atenciosamente.