O Jardim das Possibilidades

Misturar plantas e objetos sem critério pode ficar com um visual confuso, pesado ou incômodo. E pode não ser fácil de manter. Por isso, é importante definir que língua o seu jardim vai falar. Seja na varanda, num corredor lateral, num canteiro, no quintal ou no condomínio.

Se você quer um jardim tropical, invista em espécies típicas de ambientes úmidos e de sol forte: hibiscos, helicônias, alpínias, gengibres, antúrios, jibóias, costela-de-adão, filodendros. Eles lembram ilhas paradisíacas com plantas vigorosas e flores de aparência exótica como bromélias e orquídeas.

Se o seu ambiente não tem sol boa parte do dia, opte por folhagens, que precisam de menos luz do que as flores: peperômias, lírios da paz, zamioculcas e outras plantas de meia sombra. Mas é possível colorir este jardim com plantas anuais em vaso. São espécies floridas e baratas que têm um determinado tempo de vida e que também poderiam ficar dentro de casa. Enquanto durar a flor, o vaso fica bonito e quando acabar é só trocar: kalanchoes, impatiens, crisântemos, exacum.

Jardins orientais não necessitam de muita água, mas de capricho e organização. Acessórios de bambu e pontos circulares com areia ajudam a criar o clima. As plantas: azálea, camélia, buxinho, tuia jacaré, pinheiro japonês (inclusive em bonsai) e nandina.


Se você só tem um corredor, use placas de fibra de coco, vasos de meia parede ou treliças para multiplicar o espaço. As plantas pendentes devem considerar o tipo de luminosidade: columéa, hera, ripsalis, aspargo e gerânio. Mas lembre - quanto menores os vasos, mais difícil de regar e maiores as chances de perder a planta. Veja o que pode funcionar com as condições de que você dispõe. Há sempre um jardim adequado para o seu perfil.

Dicas

1. Se você tem crianças ou animais domésticos convivendo com seu jardim ou vasos de plantas, cuidado. Embora a adubação orgânica com Torta de Mamona seja excelente, este tipo de adubo pode ser tóxico para outros seres vivos. Além do mais, o cheiro da farinha de osso que normalmente combinamos com a Torta de Mamona, atrai os cachorros. Por isso troque a Mamona pela Torta de Algodão. O efeito é o mesmo e não é tóxica.

2. Como adubar orquídeas em jardins verticais, fixas em placas e fora de vasos se não há bordas de contenção? Coloque o adubo em paninhos de gaze e amarre em cima formando uma bolotinha. Fixe o embrulhinho com arame no alto da placa. Cada vez que molhar escorrerá um pouco de adubo sobre a planta.

3. Da cozinha para o jardim com custo zero de adubação. A água da lavagem da caixa de leite é rica em cálcio e um ótimo adubo. A da lavagem do saco da carne tem ferro e sais minerais. Cascas de ovos trituradas no liquidificador afiam as lâminas do aparelho e dão um pozinho de puro cálcio para as plantas.



Fonte(s) : Revista Casa e Jardim


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: