Principais dicas para cuidar de uma planta dentro de casa

De uma maneira geral, podemos destacar três fatores básicos, que não devem ser negligenciados quando cultivamos plantas dentro de casa:

Luz solar - Se as plantas são adequadas para interior não precisam apanhar sol.

Regas corretas - No verão, o ideal é regar as plantas a cada dois dias. No inverno, uma média de duas vezes por semana.

Fertilização - Por estarem submetidas às condições adversas, as plantas em ambientes internos ainda precisam receber nutrientes adequados. Recomenda-se a aplicação de um fertilizante líquido foliar, que pode ser pulverizado diretamente sobre as folhas, mensalmente, e a adubação trimestral com adubo líquido, na terra.

Escolha plantas resistentes, porque não têm grandes problemas de adaptação. Entre elas, as prímulas, os antúrios, as begônias, as violetas e os filodendros. Em geral, são espécies que não exigem exposição direta ao sol. Já a calêndula, os gerânios e as azaléias estão entre aquelas que devem ser colocadas em algum lugar onde há iluminação natural.

Antes de tudo, é preciso preparar os vasos para plantio. No fundo deles, coloque uma camada de argila expandida de brita ou cacos de cerâmica para facilitar a drenagem. Depois, acrescente uma camada de substrato (terra preta) e a seguir a planta, cuidando para que as raízes não sejam danificadas. Complete o preenchimento com terra, assentando-a suavemente com a palma da mão.

Quanto à rega, é aconselhável molhar as plantas jovens todos os dias durante o verão, bem cedo ou no fim da tarde.

As árvores e os arbustos podem ser molhados em dias alternados, no verão, e duas vezes por semana no inverno. Já as plantas com flores, recomendam-se regá-las todos os dias de manhã cedo, e, no inverno, quando a terra estiver seca. Cuidados para não molhar as flores e folhas, principalmente se estiverem expostas ao vento. Nunca use regador ou mangueira sob o sol forte.

Tipo de árvore frutífera dá para plantar num pequeno espaço

As árvores frutíferas anãs, permanecem pequenas o suficiente para você colher a fruta próxima ao solo. Outra vantagem das árvores frutíferas anãs é que elas começam a dar frutos muito mais cedo que as árvores de tamanho normal. Experimente jabuticaba, romã, goiaba, acerola, laranja, limão, banana, caju, mamão, graviola, coqueiro, pitanga, seriguela, laranjeira, fruta de conde, caqui, lichia e amora. É possível, cultivá-las até mesmo em vasos grandes.

Tipo de planta que deve ser cultivava numa área com a incidência do sol da tarde

Cactos, suculentas e frutíferas, Todas ficam bem. Nas suculentas a rega é semanal e muito pouquinho.




Fonte(s) : http://www.uniflores.com.br


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

2 comentários:

Anônimo disse...

boa tarde
preciso saber onde poço adquirir um muda de amora para plantar dentro de casa ,pois tenho ao lado de minha casa uma enorme arvore de amora so que nao me pertence e do vizinho .tem jeito de pegar uma muda da arvore do vizinho e transformar em uma arvore para demtro de casa,e formar frutos.
aguardo retorno.
meu e-mail e chicodutra@yahoo.com.br

VI disse...

gostaria de saber como cuidar da arvore ornamental pandanus,pois tenho uma no jardim mas,feriu com o arame que colocaram nela para crescer e foi cortando-a pela metade.E agora como recupera-la?.Pois estou descobrindo que ela não brota para fazer encherto e nem dá mais folhas depois de cair toda de um braço.quem poderá me ajudar a salva o meu pandanus LINDOOOOO!!!!!!!!!!!!!!! Aguardo um(a) SALVA VIDAS OBRIGADA VI. meu e-mail mvfeitosa@gmail.com