Samambaia prata (Pteris cretica L.)

Nome Técnico:
Pteris cretica L.

Nomes Populares :
Samambaia-prata, pteris

Família :
Pteridophyta – Família Pteridaceae

Origem:
Originária de da América Tropical,

Samambaia de pequeno porte com uma altura que chega a 30 cm. Possui folhagem vistosa e delicada. Os folíolos são alongados em forma de lança, com bordas lisas, denteadas e ou onduladas. Uma das variedades mais apreciadas apresenta uma faixa central branca-prateada no centro dos pecíolos. É uma planta bastante adequada para ambientes internos bem iluminados, seja em vasos, jardineiras, vasos ou externamente como epífitas, presa a troncos de árvore ou no chão, junto com outras plantas de sombra. Devem ser regadas frequentemente.

Como a maioria das samambaias devem ser cultivadas a meia-sombra ou sombra. É bastante exigente em matéria orgânica e irrigação. Não é tolerante ao frio e às geadas. Pode ser multiplicada divisão de touceiras.

Substrato e adubação:

O substrato desta planta é o mesmo que usamos para as outras samambaias, composto vegetal feito com detritos de cozinha e jardim, poderá fazer o seu em casa.

Este composto poderá ser misturado à turfa, pó de casca de coco e areia e usado no chão ou nos vasos, quando for trocar a planta ou fizer muda.
Se usar a casca do coco, não se esqueça de deixar de molho alguns dias para extrair os compostos que podem prejudicar a planta.

Plantio no vaso:

Use um vaso de boca larga, não precisa ser fundo.

Coloque no fundo um pedaço de manta não tecido ou pedrinhas, acrescente areia e parte do substrato.
Acomode a muda no vaso, preencha com mais substrato e regue bem. .

Para reposição de nutrientes, use uma colher de sopa de adubo granulado formulação NPK 10-10-10, colocando em 2 litros de água, sacudindo bem para dissolver. Regue com esta mistura, cerca de um copo por vaso, apenas o substrato.
Este deverá estar bem úmido para melhor absorção pelas raízes.

Propagação

Para fazer a propagação desta planta será preciso retirá-la do vaso e separar a touceira com cuidado, deixando sempre raízes para que possa se desenvolver. Replantar no tipo de substrato recomendado e regar, manter em cultivo protegido e à sombra.


Fonte(s) : Guia Plantebem


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: