Tem muita sombra ou muito sol no seu jardim?

Muita sombra…… muito sol…. Pouco espaço…. É muito pedir soluções econômicas para problemas comuns de jardinagem?

Não de modo algum, as dicas e sugestões que se seguem são a prova disso.

Terrenos muito sombrio são um santuário fresco durante os meses úmidos de verão, a sombra não é muito bem-vinda quando se trata de jardinar. Mas as sombras não significam o fim da jardinagem – e uma transformação no jardim não necessita ser radical ou dispendiosa.

Existem inúmeras opções, para lindos jardins sombrios.

Algumas soluções fáceis vão tornar o seu jardim sombrio, naquele refúgio com que tanto sonhava. Melhor ainda não vai gastar dinheiro a experimentar algumas plantas e idéias.

1 - Determine os vários graus de sombra no seu jardim. A quantidade de luz que uma área recebe – e quando é que a recebe, isso irá ditar o tipo de planta que lá vai prosperar.

2 - O orvalho seca mais rápido em solos que recebem sol pela manhã, por isso nesses solos use plantas que requerem condições mais secas ou moderadas.

3 - Terra fraca dificulta mais os jardins sombrios, do que a falta de sol. Por isso acrescente adubo orgânico liberalmente na primavera, no outono ou sempre que preparar um novo jardim. Tenha cuidado em não perturbar as raízes das árvores.

4 - O musgo requer pouca manutenção, é muito bom para jardins sombrios.

5 - Debaixo de árvores transitórias, plante bolbos, que floresçam antes que as arvores formem sombra. Os bolbos pequenos que neutralizam e espalham por si próprios funcionam melhor, assim como o açafrão, narciso, jacinto e acônito de inverno.

6 - Ajude a conservar a umidade e junte nutriente e matéria orgânica, juntando folhas secas retalhadas, agulhas de pinheiro e outras matérias orgânicas.

7 - Quando fizer novos canteiros, fique atento á sombra provocada por prédios, árvores ou arbustos.

8 - Seja cuidadoso ao plantar, erros cometidos ao cavar facilmente estragam as raízes de árvores.

9 - Não abdique de folhagem. Deixe que cores e texturas diferentes se complementem umas às outras, como folhas largas de ‘caladuim’ em contraste com fetos.

10 - Utilize arbustos que gostem de sombra, para ancorar, dar altura e estrutura ao canteiro. Também vai quebrar a sombra com as flores que o arbusto der. Boas escolhas são: azálea, camélia, jacinto e hortências.

11 - A intensidade do sol varia, dependendo se vive muito a sul ou muito a norte. Consequentemente as plantas que requerem pleno sol, em climas mais a norte, poderão precisar de sombra parcial em climas mais a sul.

Árvores plantadas muito próximas da casa, futuramente, podem ocasionar problemas. Raízes podem afetar a estrutura do imóvel e a queda das folhas problemas nas calhas e telhados.


Fonte(s) : Guia Plantebem


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Alguma dúvida? deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: