Véu-de-noiva

Véu de noiva na cerca

Nomes populares: mosquitinho, véu-de-noiva, branquinha, gipsofila, cravo-de-amor, gipso.

Etimologia: Gypsofila vem do grego gypsos (calcário, gesso) e phil (amigo), tendo como significado – amigo do calcário. A palavra paniculata é latina e se refere a sua inflorescência em panícula.

Origem: Europa.

Características gerais: planta perene, herbácea, ramificada, de 60 a 90 cm de altura. As folhas são lineares com ramos finos e floríferos. A inflorescência é do tipo panícula, com flores pequenas e brancas.

Condições de cultivo: deve ser cultivada a pleno sol, em solos bem drenados, exigindo regas regulares e reforma anual dos canteiros. Mas o cultivo é mais comum é comercial, para a produção de flores cortadas. Nesse caso, o cultivo é feito em estufas sem sombreamento. Desenvolve bem em regiões de clima frio.

Propagação: multiplica-se por sementes ou por cultura de tecidos.

Usos: muito utilizada como flor de corte, embelezando buquês de rosas e de flores do campo. No paisagismo, cria lindos efeitos quando misturado com outras plantas de flores pequenas, em maciços e bordaduras.

Curiosidades: as espécies conhecidas de gipsofila são: Gypsophila elegans e Gypsophila paniculata. As variedades mais cultivadas são: Bristol Fairly, Perfecta (flores brancas) e Red Sea (flores rosa). Esta cultura tem importância econômica, pois é uma das cinco principais flores de corte comercializadas na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP).




Fonte(s) : http://www.floresnaweb.com


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ola! amiga, adorei esta flor, e nesta qtidade não tinha visto antes. Perfeito!!!
Eu amo a vitória Régia vc tem informções sobre ela? e se tem como eu usa-lá em uma decoração de casamento?
Obrigada!!!

Anônimo disse...

Ola meu nome é João ,estive neste mes de ferias em Pongai proximo a Ibitinga e vi este arbusto la mas não consegui compra-lo vc saberia onde a compraria,caso saiba e não for nenhum incomodo mande um email para mim jardutra@hotmail.com ou deixe um recado em meu orkut ja.dutra@ig.com.br la tenho algumas fotos de minhas plantas eu minha esposa Leticia lhe agradece-mos ,Deus abençoe João & Leticia

Anônimo disse...

Disseram-me que a erva com este nome se cria nas hortas,é rasteira e mt comprida de díficl extração,não será a mesma? muito obrigado