Orquídeas e bromélias vivem nas árvores sem parasitá-las.








As orquídeas e as bromélias são consideradas plantas "evoluídas", pois tiveram que se adaptar às copas das árvores para sobreviverem. Na verdade elas estão em busca de um pouco mais de luz, para fazer fotossíntese. Embaixo das grandes árvores nas matas, o ambiente se torna muito sombrio. Assim, elas abriram mão do conforto de estarem enraizadas em substrato fértil e poroso para se agarrarem às cascas dos troncos das grandes árvores. Suas raízes não penetram no caule e são cobertas por um tecido esbranquiçado para não se queimarem e desidratarem com a luz solar. Estas plantas ainda aprenderam a se alimentar das partículas de poeira trazidas pelo vento.

Quando trazemos estas espécies para nossos jardins devemos reproduzir o ambiente do seu habitat natural:

LUZ: quase todas as espécies de orquídeas e bromélias são de meia sombra. Ou seja, aquele sol filtrado do início da manhã ou do final da tarde,

SUBSTRATO: o pó de xaxim ou xaxim desfibrado é um dos melhores ingredientes. Fibras de coco e esfagno (musgo desidratado) também são usados.

ADUBAÇÃO: devemos usar sempre adubos específicos para estas plantas, pois são menos concentrados e balanceados na medida exata que elas precisam.

REGA: as orquídeas e as bromélias em geral gostam de serem irrigadas com vapor de água dia sim e dia não no verão e de dois em dois dias no inverno.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: