A Barba de Velho ou Musgo Espanhol, como é mais conhecido, trata-se de uma planta epífeta, espécie de musgo que fica pendurado em árvores e podem alcançar até
A característica mais interessante desta planta é que ela não possui raízes e pode ser cultivada pendurada em qualquer lugar. Não necessita ser regada constantemente ou muito menos colocada
Na natureza, quando passa por longos períodos sem chuvas, entra em um processo de dormência e só volta a se desenvolver quando chove. As flores são minúsculas, verdes ou azuis claro e perfumadas à noite. Suas sementes também minúsculas e são levadas pelo vento ou por pássaros, os meios mais comuns de sua propagação.
Antigamente tinha em abundância nas matas, estendendo-se por todo o continente americano. Também ocorre nas Antilhas e na Argentina. Não é um parasita. Ela cresce naturalmente em uma outra planta e só a utiliza para sustentação. Sua alimentação é apenas pela umidade do ar e dos nutrientes trazidos pelos ventos.
O Musgo Espanhol foi praticamente erradicado de suas regiões nativas e hoje, sua incidência é muito rara nas nossas matas. É uma planta diferente, interessante e que produz um efeito decorativo muito bonito e que realmente chama a atenção.
Preserve a Natureza Barba de Velho pode ainda pode ser encontrada ainda hoje em algumas regiões de matas preservadas, longe de áreas de poluição. Esta porém, tem folíolos menores e não são tão brancos. Adquira a Barba de Velho somente de produtores de mudas, preservando a natureza e o meio ambiente.
Fonte: Revista Natureza
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.
2 comentários:
Oi, Sonya
o post está ótimo, só me deixe comentar que, apesar do nome, o "musgo espanhol", ou "barba de velho" é, na verdade uma bromélia altamente especializada a viver em árvores. A espécie é Tillandsia usneoides, do mesmo g~enero daquelas bromélias pequenas que vemos aqui no Brasil.
Abraço! :)
As barbas de velho eram utilizadas para acondicionar alguns produtos em embalagens para viagens, razão pela qual chegaram a ser praticamente extintas das proximidades de centros urbanos.
Postar um comentário