Carnívoras - Como as Cultivar saudáveis

O Substrato

Na maior parte dos casos, a turfa loira é o ingrediente principal das misturas para plantas carnívoras. Cuidado no entanto as turfas enriquecidas com adubos, que podem causar danos ou mesmo por vezes a morte das plantas. O mal é que a turfa tem tendência a compactar-se e a asfixiar as raízes das plantas; é por isso que a devemos aligeirar com os elementos seguintes:

- Perlita
- Vermiculita
- Pouzzolane
- Areia de quartzo

Uma mistura com 75% de turfa e 25% de matéria citada acima convêm à grande maioria das espécies.
Durante este artigo verá que diversas receitas de substrato foram idealizadas para diferentes espécies.

Esfagno do chile
O esfagno (sphagnum) pode também ser utilizada, vivo ou seco. A utilização do esfagno retirado a natureza é estritamente proibido, a venda é geralmente feita por pacotes compensados de esfagno seco (morto).



O esfagno do Chile é o mais (e melhor) utilizado, cada kilo representa 50 Litros depois de absorver água. Este Esfagno está morto, mas algumas esporas podem encontra-se e nas condições ideais simplesmente fazer brotar de novo o musgo.
Permitindo assim utilizar esfagno vivo sem o ter retirado da natureza.



Turfa Loira


A turfa é constituída de matéria orgânica, principalmente de esfagno, mal decomposta. Pobre em substâncias nutritivas e de PH ácido (3,5-4,5), ela tem o defeito de ser muito difícil de molhar quando está demasiado seca. Uma turfa de boa qualidade retorna ao seu volume inicial depois de ter sido comprimida nas palmas das mãos. Constitui a base do substrato das plantas carnívoras.


Perlita



Esta sílica pura expande-se tipo pipocas e forma um granulado poroso quando aquecida a 1700ºC. Inerte e neutra, bem mais estável que a vermiculita, é a matéria ideal para aligeirar o meio. No inicia tem tendência a flutuar, fenómeno que desaparece quando já se encontra embebida em água.




A Vermiculita


Esta sílica de alumínio, magnésio e fero dilata-se em folha sobe o efeito do calor. Menos inerte que a perlita e ligeiramente alcalina (PH 8), a Vermiculita é excelente para aligeirar o substrato de plantas que necessitam uma mudança de pote frequente.



A Pouzzolane




Esta rocha vulcânica é composta de basalto. É vendida sob a forma de berlindes porosos, que constituem um excelente meio de drenagem e aeração do solo. No entanto, a pouzzolana liberta minerais, que podem ser causa de problemas em algumas plantas.




Areia
A areia de quartzo é a única que pode ser aplicada. Não utilize nunca areia calcária, que provoca a morte da maioria das plantas carnívoras. Prefira areia grossa, a fina tem tendência a compactar.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

Nenhum comentário: