Cogumelos

galeria de imagens  - cogumelos

1 – Os cogumelos são fungos?

Sim. Existe certa confusão a esse respeito, mas os cogumelos nada mais são do que a fase reprodutiva do fungo. Cogumelos pertencem ao Reino Fungi, e na maior parte de sua vida eles estão no subsolo na forma de hifas (parecem teias de aranha). As hifas estão relacionadas como os maiores seres vivos do planeta, porque podem englobar uma área muito grande. Os fungos são úteis porque mantém o solo úmido, e auxiliam as árvores na obtenção do alimento, em uma associação chamada de simbiose, onde existe o auxílio mútuo. Os fungos auxiliam as árvores a retirar do solo os elementos minerais que necessita e a árvore recompensa o fungo com alimentos elaborado na fotossíntese. As hifas vivem no subsolo e só afloram o solo, na forma de cogumelos, na fase reprodutiva. Os cogumelos estão carregados de esporos e o objetivo e espalhar esses esporos o mais longe possível. As hifas também podem crescer dentro do tronco das árvores, e a sua fase reprodutiva é um cogumelo chamado de orelha de pau. Fungos não são animais e nem vegetais, por isso ocupam um reino só deles. Não são vegetais porque são heterotróficos, ou seja, não são capazes de produzir seu próprio alimento como as plantas, e não são vegetais porque acumulam glicogênio, principal forma de armazenamento de carboidratos nos tecidos animais.

Existem mais de 10.000 espécies de cogumelos. Cerca de 700 espécies são comestíveis, 50 a 200 com propriedades medicinais e 50 espécies muito venenosas.

Dentre todas as espécies de cogumelos existem alguns que são muito venenosos (das quais podemos citar a Amanita muscaria, um cogumelo vermelho com bolinhas brancas muito retratado em histórias infantis), os comestíveis como o Champignon, e os alucinógenos como os do gênero Psilocybe sp, que provocam comportamento eufórico e sensação de levitação.

Existem cogumelos comestíveis usados na medicina alternativa

O mais popular é o Agáricos blazei ou conhecido com Cogumelo do Sol, esse com poder de aumentar a imunidade de nosso corpo, muito usado no combate ao câncer, doenças do fígado, dos ossos e pâncreas. Infelizmente seu consumo ainda não é muito no Brasil, pois existe falta de informação sobre esse cogumelo e também ainda pelo seu alto custo, pois o cultivo do mesmo também requer muito cuidado e também de alto custo para plantio.

Existem cogumelos de cores variadas, mas o mais tradicional é o branco ou bege. A cor, no entanto, não é indicativo de o cogumelo ser comestível ou venenoso.

1-Como identificar os cogumelos venenosos e os comestíveis

Identificar os cogumelos venenosos e os comestíveis, depois de levantarmos alguns materiais descobrimos que temos como identificá-los sim e isto é provado cientificamente. Mas para identificá-los somente com testes de laboratório, porque não existe uma regra geral para cogumelos que indicam se eles são comestíveis ou venenosos.

2- Quais as espécies mais encontradas?

Não foi possível descobrirmos o número exato, pois há várias classificações e cada uma delas com um número, descobrimos que na literatura cientifica é descoberta mais de 100 espécies por mês, não podendo ser quantificada o número exato, já que aumenta a cada mês. Se tem informação que só foram descobertos somente 4% dos fungos que existem, loucura não é? Já se sabe que existem milhares, mas ainda é possível descobrir mais espécies. A par disto existem os cogumelos altamente comerciais que são cultivados pelo homem como é o caso do champignon

3- Em quais ambientes os cogumelos se proliferam?

Eles podem se proliferar em vários ambientes, como em árvores, no solo enterrados, só parecendo com a chuva, nas estufas, vivem em associação com plantas, enfim, vivem e se proliferam em diversos lugares, não há um lugar exato.O certo é que cogumelo gosta de umidade, por isso onde existem cogumelos o solo é úmido o que auxilia as plantas na obtenção de água.

4- Quantas das espécies conhecidas e catalogadas são comestíveis ou venenosas?

Também não se tem a quantidade exata, os comestíveis no mundo se tem informações de mais de 500 mil coleções catalogadas, já os venenosos a quantidade é menor por volta de 300.

5- Observando os animais temos a certeza se são comestíveis?

Em qualquer situação, quando não se sabe se determinada fruta ou planta é comestível, basta observar os animais. Se eles comerem podemos comer também. Quanto aos cogumelos a questão é mais complexa porque geralmente os cogumelos proliferam em ambientes onde existe muita matéria orgânica. Em um pasto, por exemplo, vamos encontrar muitos cogumelos do gênero Basidiomiscetes nos dejetos que os animais largam. Esse cogumelo por sinal é alucinógeno. É regra que nenhum animal come onde dejetou então não se espera que eles comam nesses lugares, que é justamente um campo prolífico para cogumelos. Existem cogumelos que possuem cheiros característicos para atrair insetos. Já as trufas são um caso a parte. Possuem cheiro e sabor bem marcantes que atraem os porcos e os cães. Esse é um caso onde a observação dos animais daria resultado. Os cogumelos até poderia servir de alimento para os animais, mas eles não são atrativos ao paladar. Então respondendo a pergunta, não podemos basear nos animais, via de regra, para saber se um cogumelo é comestível, com exceção é claro, das trufas.

6- Quais os benefícios que cogumelos comestíveis trazem para o ser humano?

Já vimos nas fontes que estudamos que são vários os benefícios que o cogumelo traz para a vida do ser humano, um dos exemplos é o cogumelo do sol, que evita o câncer, além de se uma grande fonte nutritiva. Os cogumelos alucinógenos podem ser utilizados pela indústria farmacêutica na fabricação de anestésicos.

7- A cor pode ser um indicativo de cogumelos venenosos ou alucinógenos?

Nas pesquisas que realizamos a cor não é indicativo de o cogumelo ser venenoso, comestível ou alucinógeno.

Com estas reflexões fechamos as nossas certezas provisórias e nossas dúvidas temporárias, conseguimos através delas sanar as nossas dúvidas e poder nos aprofundar mais nas nossas certezas. Estudar os cogumelos foi muito significativo, pois podemos analisar os mitos da cultura popular e investigar o saber cientifico. Cogumelos, na verdade são pouco estudados e a literatura não esclarece muito acerca desse reino. Existem muitas espécies catalogadas, mas com certeza muita são ainda desconhecidas.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

3 comentários:

Anônimo disse...

huul q idiotaaa uuul

lourival disse...

Nas florestas européias vimos periódicamente muita gente à cata de cogumelo.Veem com cestas cheias. Como eles identificam se são venenosos ou não ?

Sonia Oliveira disse...

Olá Lourival, boa tarde!!

Para início de conversa, ao contrário do que pessoas pensam os cogumelos não são vegetais.

Na verdade, trata-se de um nome dado às frutificações de alguns fungos. Esta frutificação é a estrutura de reprodução sexuada destes organismos, tendo uma ampla variedade de formas e cores.

Como existem muitas espécies de cogumelos (fala-se em 1,5 milhão) e nenhuma característica física denuncia a presença de veneno ou substâncias alucinógenas, é muito difícil (e perigoso) diferenciá-los no “olhômetro”.

Para piorar as coisas, estima-se que nem 5% das espécies estejam classificadas na literatura biológica. Isso significa que nem um micologista (especialista em fungos) muito experiente pode nos dá a certeza se um cogumelo achado por aí é, ou não comestível.

Para afirmar seguramente se uma espécie de cogumelo é comestível, alucinógena ou venenosa, é preciso realizar uma análise morfológica e bioquímica em laboratório. Isso porque, mesmo que ele se pareça muito com uma espécie comestível, é bom desconfiar, afinal um mesmo gênero pode ter espécies que matam, deixam doidão ou, simplesmente, servem de comida.

Abraços,