Além de reduzir em 60% ou mais o consumo de água em ambientes externos, um gramado em xeriscape adequado pode aumentar o valor da casa em até 15%.
Xeriscape Colorado
Além de reduzir em 60% ou mais o consumo de água em ambientes externos, um gramado em xeriscape adequado pode aumentar o valor de uma casa em até 15%

O xeriscape é uma filosofia de paisagismo que utiliza o máximo de plantas nativas e resistentes à seca e as organiza de maneira eficaz para que economizem água. Com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos prevendo que 36 estados sofrerão com a falta de água até 2013, a idéia do paisagismo xeriscape está se espalhando rapidamente entre as equipes dos parques e os centros de jardinagens como uma maneira legal de economizar água

Apesar disso, muitas pessoas não sabem o que é o paisagismo xeriscape. Aqueles que nunca ouviram falar nesse nome podem conhecer suas técnicas, pois os princípios são normalmente utilizados no paisagismo e geralmente funcionam bem. Algumas pessoas que não conhecem muito bem o conceito se referem a ele como "zero-scape", ou sem utilização de água. Outras têm uma percepção negativa sobre o paisagismo xeriscape, achando que a prática envolve a utilização de paisagens estéreis, cheias de rochas e com alguns cactos.

Um gramado em xeriscape pode parecer tão atraente e colorido como o comum. De acordo com o site oficial da Denver Water, quando usado com eficiência, o paisagismo xeriscape pode reduzir o consumo de água em até 60% ou mais.

Uma foto da paisagem antiga comparada com a nova, em xeriscape.
Peter Essick/Aurora/Getty Images
Uma foto da paisagem antiga comparada com a nova, em xeriscape

O paisagismo xeriscape também pode poupar o gasto com manutenção futura. Embora possa custar mais para planejar e converter um paisagismo atual para o xeriscape, os custos operacionais são muito menores. O paisagismo da foto acima, por exemplo, custou US$ 14 mil para ser convertido, mas em dois anos ele já terá sido pago por si mesmo, pois economiza US$ 6.000 em água por ano.

Existem sete princípios essenciais do paisagismo xeriscape: planejamento e projeto apropriados, aperfeiçoamento do solo, seleção das plantas, áreas de gramado práticas, irrigação, utilização de matéria vegetal em decomposição (em inglês) e manutenção. Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Planejamento e projeto

Seja a área em questão um quintal modesto ou um parque municipal extenso, o paisagismo xeriscape deve começar com um planejamento básico. Primeiro, os paisagistas desenham um plano básico, que é um contorno geral do terreno feito em escala, incluindo a localização das casas, calçadas e de quaisquer plantas já existentes no local. O segundo passo é a criação de um diagrama em bolhas. Sobre uma cópia do plano básico, observações descritivas são feitas sobre as áreas que necessitam de xeriscape: quais plantas consomem mais água e precisam sair; quais plantas resistentes à seca substituirão as antigas; e outros itens como a área de gramado e os lugares em que serão posicionados bancos, churrasqueiras e trilhas. O diagrama em bolhas será utilizado no plano de paisagismo final, que define claramente o projeto de xeriscape.

Um plano potencial para um projeto de paisagismo xeriscape.

Um plano potencial para um projeto de paisagismo xeriscape

Criando áreas de gramado práticas

É preciso muita água para cuidar da grama e mantê-la verde, então é importante uma boa olhada na utilização das áreas de gramado no paisagismo xeriscape. Isso não significa que toda a grama terá de ser removida e substituída por cascalho. O projetista precisa apenas levar em conta onde a grama será útil e aprimorar a paisagem, não sendo necessário retirá-la da vida de outra planta. Locais por onde passam muitas pessoas, por exemplo, serão pisoteados caso haja grama, então as passagens ou as coberturas de chão podem substituir o gramado existente.

Também há muitos tipos diferentes de grama. Alguns deles são sazonais, outros são nativos de uma certa região e funcionam melhor com menos água. Você pode verificar com o seu centro de jardinagem local para saber qual tipo de grama é melhor para o seu paisagismo.

Seleção das plantas

Escolher as plantas certas é, para muitos, a parte mais importante. Essas plantas serão a atração principal e definirão a paisagem. Mas a localização e o agrupamento das plantas pode afetar muito a quantidade de água consumida.

Em primeiro lugar, as plantas nativas são geralmente as melhores opções para um projeto de xeriscape. Embora seja possível utilizar plantas de outras regiões, existe uma chance de essas vegetações não se adaptarem rapidamente ao novo local e você ficará com um gramado vazio. Também é importante, obviamente, que as plantas sejam tolerantes à seca e não exijam muita água. Centros de jardinagem locais que participam do paisagismo xeriscape devem ter listas extensas dos melhores tipos de plantas.

Mas não basta escolher as plantas e fincá-las no chão. A localização de uma planta em um paisagismo é muito importante para determinar como ela irá crescer e a quantidade de água irá consumir. Por exemplo, as plantam que necessitam de mais luz solar crescem melhor quando posicionadas no lado oeste de uma paisagem. Dessa maneira, elas receberão a maior quantidade possível de luz solar quando o sol nascer no leste e se pôr no oeste. Também é importante saber se as plantas ficarão nas posições altas ou baixas de uma paisagem. As plantas que precisam de pouca água podem ficar em lugares mais altos, enquanto as que precisam de mais água podem ficar em lugares mais baixos a fim de coletarem qualquer excesso de água.

Solo, água, matéria vegetal em decomposição e manutenção

Aperfeiçoamento do solo

Embora a seleção das plantas seja importante, muitas pessoas não sabem o quanto é importante a preparação do solo adequada para um projeto de xeriscape. O tipo certo de solo irá manter as plantas frescas, evitar a evaporação de água e reter qualquer excesso de umidade.

Existem três tipos básicos de solo: areia, sedimento e barro. A maioria dos solos é uma combinação dos três, mas o sedimento é o melhor para um jardim em xeriscape. A areia permite a passagem de muita drenagem, enquanto o barro retém a umidade por tempo demais.

Com menos água, as raízes de uma planta enfraquecem e perdem a segurança do solo.
Com menos água, as raízes de uma planta enfraquecem e perdem a segurança do solo

Irrigação

É importante saber a quantidade de água necessária para as plantas. Algumas podem depender da quantidade limitada de água da chuva que uma região pode receber durante uma seca, mas muitas ainda precisam de manutenção nesse sentido, mesmo que somente um pouco. Mesmo durante os estágios iniciais da conversão, as plantas poderão precisar da mesma quantidade de água de um paisagismo comum para estabelecerem o sistema de raízes.

O monitoramento cuidadoso das plantas pode ajudar a determinar a quantidade de água de que elas precisam. Quando elas ficam com sede, suas raízes se encolhem à procura de umidade. Embora elas estejam tentando se alimentar quando isso acontece, elas também estão tornando mais fraca a estrutura de raízes no solo. Você geralmente pode dizer se uma planta precisa de água quando parece que ela está solta demais do solo.

Você pode fornecer às plantas uma irrigação eficiente seja com um regador de mangueira ou sistema de regadores automáticos. É importante manter a água ao nível do solo para evitar que ela se espalhe na direção de locais desnecessários e cause a evaporação. Existem também sistemas de gotejamento, micro-spray e de bebedouros que funcionam melhor em canteiros de flores e arbustos.

Utilização de matéria vegetal em decomposição

Importante para manter as raízes frescas e para minimizar a evaporação de água, a matéria vegetal em decomposição está disponível em dois tipos: orgânica e inorgânica. A matéria vegetal orgânica é baseada em madeira, incluindo casca de árvore, cedro e cascas de pinheiro. Embora esse tipo requeira a substituição regular para que não apodreça, a matéria orgânica mantém a paisagem fresca e acrescenta uma cor boa e complementar. A matéria inorgânica, por outro lado, é baseada em pedras como o carvão em pedra ou a rocha vulcânica. As pedras não requerem substituição, mas funcionam melhor à sombra, já que de outra maneira elas tomariam o calor do sol e evaporariam a umidade necessária.

Pioneer Park em St. Petersburg, Flórida.
Peter Essick/Aurora/Getty Images
Pioneer Park em St. Petersburg, Flórida. Quando adequadamente cuidado, o paisagismo em xeriscape pode parecer tão bonito quanto um gramado comum.

Manutenção

Depois de tudo planejado, preparado e plantado, o passo final é o da manutenção da paisagem. Felizmente, o paisagismo xeriscape torna isso mais fácil. É preciso menos água para manter as plantas vivas e a folhagem geralmente possui um crescimento lento. Recomenda-se a poda típica de plantas. Retire quaisquer folhas e galhos mortos para promover o crescimento e certifique-se de que as raízes estão fortes.