Cuidados essências do jardim durante o inverno



Cuidados essências do jardim durante o inverno

Se você não dispõe de recursos para contratar os serviços de um paisagista, mas deseja montar um jardim bem planejado, veja aqui algumas soluções para organizar o seu primeiro jardim.

Da semeadura de gramados e plantas até o tipo de espécie para compor bordaduras e canteiros, tudo deve ser pensado antes do plantio da primeira muda.


A primeira providência é definir os espaços de uso do jardim. Se for de estilo contemplativo, basta definir a área dos bancos de descanso para fazer a planta de canteiros,

bordaduras e áreas de circulação.

A escolha das espécies deve levar em consideração as áreas de pleno sol, meia-sombra e sombra, pois a luz é fator determinante para a seleção adequada das plantas. Com esse mapeamento da iluminação natural, define-se o tipo de grama, forragens, arbustos e flores. Somente assim, o jardim será bonito em todas as estações do ano.


Se o jardim for usado para atividades da família é preciso uma organização mais detalhada. Almoços ao ar livre necessitam de mesa e cadeiras. Se houver crianças, é preciso reservar uma área para o playground. Uma piscina pode ser acompanhada de um quiosque. Há também quem faça a opção de ter uma pequena horta em casa. A partir dessas definições dá-se o primeiro passo para o projeto.

Leia atentamente os rótulos ao comprar plantas para não adquirir espécies potencialmente perigosas, principalmente se houver crianças em casa.


Uma laje de cobertura ou terraço ganha vida nova com jardineiras de diferentes espécies de flores. Plantas de crescimento médio vão muito bem em vasos e servem para preencher os cantos. Fixe trepadeiras em treliças e forme painéis para manter a privacidade e aparar o vento. Use recipientes de plástico ou fibra de vidro. São ótimas opções para amenizar a carga de peso sobre as superfícies.


Diferenças de clima, tipo de solo e local afetam o crescimento das plantas. Para que seu jardim se desenvolva plenamente, leve em consideração esses aspectos e fique atento aos cuidados especiais em cada estação do ano.

Para quem dispõe de pouco espaço exterior uma boa solução é fazer um jardim de vasos. Dessa forma, os corredores ficam mais atraentes. Os muros podem ser cobertos por trepadeiras de fácil crescimento.






Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: