Gloxínia (Sinningia Speciosa )


Originária das matas tropicais do Brasil, esta herbácea tuberosa foi cultivada primeiramente na Europa, onde recebeu o nome de Sinningia em homenagem a W. Sinning, horticultor alemão e passou por diversos cruzamentos.

A gloxínia é uma planta bulbosa, com folhas carnosas e aveludadas.

As flores, eretas, simples ou dobradas em forma de campânula, variam de cores que vão do branco ao roxo, do vermelho ao rosa.


Cuidados básicos

Luz - Iluminação indireta, junto a uma janela onde possa receber luz e calor pela manhã e à tarde. Os raios solares não devem incidir sobre a planta. Água - A gloxínia gosta muito de água, mas não suporta solo encharcado, por isso o vaso deve ser de barro, pois permite a transpiração. Regue com freqüência, 2 a 3 vezes por semana no verão e 1 a 2 vezes no inverno.

Solo - O solo deve ser preparado com: Uma parte de terra comum de jardim, uma parte de areia, duas partes de composto orgânico (folhas secas, gravetos, palha...) e uma parte de farinha de ossos.

Dicas
• Não molhe as folhas e hastes para evitar o apodrecimento.
• Remova folhas e flores mortas.
• Adube mensalmente durante o período de crescimento.
• Logo após a florada, deixe a planta em repouso por 2, 3 ou 4 meses.
• Diminua as regras de adubação. Após esse período, replante novamente a muda.

Fonte (s): Informativo Verde

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

Um comentário:

Aurea disse...

Obrigada pelas dicas e meus parabens, eu também gosto muito de palntas. Comprei um vaso de gloxínia porque achei as flores lindas, mas não sabia como cuidar. Ainda nãp entendí bem porque depois da floração tem que replantar. Tinha separado um vaso bem grande para ela, mas vejo que não é em vaso grande, se você puder me orientar eu ficarei muito grata. Beijos. Aurea
Meu e-mail auritavs@yahoo.com.br