Hemerocallis no paisagismo: uma opção inteligente


Os hemerocallis são ótima opção para planejamentos paisagísticos. É possível encontrar cultivares que se adaptam a diversas propostas e situações, devido às inúmeras qualidades e características de cada uma, inclusive aquelas que florescem em períodos diurnos e/ou noturnos.

O paisagismo com hemerocallis tem recebido enorme estímulo público, principalmente devido ao melhoramento das cultivares, resultado das pesquisas genéticas. A beleza exclusiva de algumas das modernas cultivares e a delicadeza das variações de cores e tons são características extremamente versáteis em composição com outras plantas.

Por serem perenes, os hemerocallis necessitam de poucos tratos culturais e são ótimos para cultivo em diversas áreas.

Projeto paisagístico com bordadura de cor rosa salmão pela floração do Hemerocallis Olga Ullmann

Pela facilidade de cultivo e a exuberância de suas flores, os hemerocallis podem ser plantados em quase todos os tipos de jardins, conferindo beleza singular. Pode ser usado como planta isolada ou em grupos, formando maciços ou não; como conjuntos isolados, forrações, bordaduras, caminhos, jardineiras, cercas e muros, em volta de lagos, margeando florestas, estradas, avenidas, em taludes e declives acentuados como forma de conter a erosão, entre outros. As folhas por si só são belas, mas o maior atrativo é durante o período das floradas.

Poda: entrada do outono ou no inverno

A poda dos hemerocallis é importante por favorecer a entrada de luz na coroa da planta, resultando em uma brotação mais exuberante e saudável. Deve ser realizada uma vez ao ano, na entrada do outono ou do inverno. Esta época, além de não coincidir com a produção das flores, é o período em que a germinação das plantas invasoras entra em dormência, não se proliferando com a entrada de sol no solo.

Como proceder
Podar as touceiras a cerca de 10cm de altura, auxiliando nos processos de plantio, limpeza e adubação dos canteiros. As folhas retomam o crescimento completo em três a quatro semanas.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: