Magnólia

Magnolia liliflora “Nigra”.

O gênero Magnolia compreende cerca de 120 espécies e inúmeros cultivares e pertence á família botânica Magnoliáceas.

Foi nomeado assim, em honra de um professor francês de botânica, Pierre Magnol (1638 - 1715), e é um dos gêneros mais antigos entre as plantas ornamentais .

A grande maioria destas plantas é originária da Ásia e América do Sul, crescendo em florestas temperadas a tropicais, e nas margens dos rios desde o Himalaia até ao Japão e Malásia, e desde os Estados Unidos até ao Brasil.

Esta espécie em partícula, chegou até nós vinda da zona central da China .

Cerca de 45 espécies de Magnolias encontram-se ameaçadas na natureza, sendo a maioria delas de espécies tropicais.

Estas, por ainda não serem cultivadas para jardinagem, dependem exclusivamente do seu habitat natural, e como tal, ficam mais susceptíveis a qualquer ameaça.

A mais rara de todas estas espécies é a Magnolia pseudokobus, extinta na natureza, e apenas conservada em alguns jardins privados.

Por outro lado, um caso de sucesso é o da Magnolia stellata ou shidekobushi, que por ter sido divulgada como planta ornamental, viu a sobrevivência da sua espécie garantida. Introduzida no comércio, em 1862, é hoje largamente cultivada no Japão. Apesar de ocorrer em estado selvagem em várias zonas, encontra-se, ainda assim, ameaçada pela coleta indiscriminada e pelo desaparecimento do seu habitat .

E cada vez que uma floresta é derrubada, perdem-se incontáveis recursos naturais e exemplares que jamais poderão ser substituídos.

Botânica:

Trata-se de um arbusto, ou árvore de pequeno porte, de folha caduca que floresce em meados de Março, dependendo da zona de cultivo e é uma das espécies menores dentro do seu gênero, atingindo geralmente um máximo de 3 metros de altura e 4.5 metros de diâmetro. Comparada com as restantes magnólias que chegam a atingir, algumas delas, cerca de 18 metros de altura , é notoriamente bem menores.

As suas folhas são ovais, de um verde escuro na face superior e de tons mais pálidos no verso e geralmente aparecem ao mesmo tempo que as flores.

Sinonímia: Magnolia quinquepeta

Cultivo:

Necessita de algumas horas sol para florir bem, e tal como a maioria das magnólias prefere solos bem drenados, ácidos e ricos em matéria orgânica. São plantas que crescem a um bom rítmo, mas por terem raízes mais sensíveis será melhor que a plante num local onde o terreno permaneça intacto.

As suas flores frágeis danificam-se facilmente por ventos fortes ou geadas tardias.

Para propagar esta planta poderemos plantar sementes no Outono, se bem que mais eficaz, será por estacas herbáceas na altura do Verão, que é a

altura de maior crescimento vegetativo.





Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

4 comentários:

Marlucia disse...

Ola, estive na italia e adorei a quantidade de Magnolia que vi por lá e o seu perfume inebriante. Gostaria de saber se é possível ter qualquer espécie di magnoglia na minha casa e se é possivel plantá-la em vasos. Ficaria muito agradecida se pudesses me ajudar,
Obrigada

Diogo disse...

Tenho uma pergunta?
AS folhas da magnolia são simples ou compostas

Anônimo disse...

Gosto muito de flores, especialmente magnólias.Cultivo algumas em meu jardim,Elas são realmente lindíssimas!

Marcia disse...

Realmente as Magnólias são lindíssimas!
Tenho algumas emmeu jardim e pretendo ter mais!