Maravilha - Mirabilis jalapa

Maravilha, Mirabilis jalapa, Jalapa congesta, Jalapa officinarum, Jalapa undulata, Mirabilis odorata, Mirabilis dichotoma, Nyctago jalapa, , , belas-noites, jalapa, boa-noite, bonina, maravilha-de-forquilha, batata-de-purga, bela-noite, beijos-de-frade, jalapa-falsa, jalapa-do-mato

Nomes Populares: Maravilha, belas-noites, jalapa, boa-noite, bonina, maravilha-de-forquilha, batata-de-purga, bela-noite, beijos-de-frade, jalapa-falsa, jalapa-do-mato

A maravilha é um belo arbusto perene, muito florífero e de raízes tuberosas. Árvore típica da América tropical ela apresenta caule ramificado, com cerca de 70 cm de altura. Suas folhas são verdes e com nervuras mais claras. As flores são em forma de trombeta, solitárias ou em pequenos grupos e apresentam as mais variadas cores, como o amarelo, o rosa e o vermelho, inclusive manchadas e listradas. Elas desabrocham em dias nublados ou à noite e permanecem abertas pela manhã, atraindo insetos, seus polinizadores. A floração ocorre na primavera e verão.

A maravilha é uma planta rústica e muito fácil de cultivar. Podem ser usadas para formações de maciços, bordaduras e conjuntos, assim como pode ser plantada em vasos, jardineiras e cestas. Apresenta uma folhagem de aspecto denso e bonito, mesmo quando estão sem flores. As flores acrescentam um colorido vibrante ao jardim e exalam um perfume suave. É habitual plantá-la próximo às portas e janelas. É resistente à salinidade, sendo assim podem ser aproveitadas em jardins litorâneos.

Cultivada sob sol pleno, em solo fértil, rico em matéria orgânica, drenável e com regas regulares. Apesar de ser um arbusto perene, pode ser cultivado como planta anual em países de onde o clima é temperado, já que não suporta o frio intenso. Aprecia bem o frio e a meia-sombra, embora nestas condições a folhagem fique menos densa e flores mais esparsas. As adubações devem ser mensais na primavera e no verão. Multiplica-se por sementes e por separação das grossas raízes tuberosas.

Fonte (s): Revista Natureza

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: