O que é um Herbário

Herbário é um conjunto de plantas preservadas, organizadas segundo um sistema determinado, e que servem como material de pesquisa para todas as áreas da ciência que utilizam os vegetais como seu objeto de estudo.
O tipo mais usual de preservação é a desidratação, obtida através da herborização. Nesse método, as amostras de plantas são secas sob pressão, entre folhas de papel absorvente, em pranchas de madeira, tecnicamente conhecidas como prensas.
Amostras assim preparadas podem ser secas em estufas ou mesmo ao sol, e se mantidas posteriormente em condições de temperatura e umidade constantes, livre do ataque de insetos, podem ser indefinidamente preservadas.
Após a secagem, as plantas são afixadas em cartolinas e recebem um rótulo, onde estão anotadas todas as informações relativas ao local onde foram coletadas e a aspectos que não podem ser recuperados através da amostra, como seu hábito (árvore, arbusto ou erva) e odor e cor das flores e frutos, que se alteram com a secagem.
Os herbários são geralmente mantidos por instituições de pesquisa e ensino, que se responsabilizam pela conservação, organização e manejo de suas coleções.
A conservação envolve todos os procedimentos relativos ao armazenamento das amostras, que em geral é feito em armários de aço, e ao extermínio das pragas que podem comprometer sua integridade, como traças e brocas.
A organização é a característica essencial dos herbários, que possibilita a utilização de seus acervos como fonte de informações para pesquisa. Nos herbários brasileiros as amostras estão geralmente dispostas em ordem alfabética da família botânica à qual pertencem, e dentro delas, por sua vez, em ordem também alfabética de seu gênero e espécie.
O manejo do acervo consiste em promover seu crescimento, identificar cientificamente suas coleções e mantê-las disponíveis para consulta.
O crescimento do acervo dos herbários é obtido através de trocas com outras instituições semelhantes, ou pela inclusão de novas plantas coletadas pelos pesquisadores destes herbários.
Identificar uma planta significa descobrir seu nome científico e a família à qual esta espécie pertence, pois é através destes atributos, que as amostras são organizadas no acervo do herbário.
O terceiro aspecto relativo ao manejo do acervo é a possibilidade de acesso a suas amostras, que esta diretamente ligado à organização e manutenção do acervo.
O acervo do Herbário do Instituto de Botânica inclue Angiospermas, Gimnospermas, Pteridófitas,, Briófitas, Algas, Fungos e Líquens. Além destas há também uma coleção de madeiras (xiloteca) e outra de grãos de pólen (palinoteca).





Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

Um comentário:

Liz Gusmão disse...

Montar um herbário com certeza é uma maneira muito prática e inteligente de ter flores e ervas aromáticas - se você mora apartamento então? É perfeito!
Excelente dica, parabéns.