Manaca-de-cheiro - (Brunfelsia uniflora)

Nome Científico: Brunfelsia uniflora

Nome Popular: Manacá-de-cheiro, geretataca, caágamba, mercúrio, romeu-e-julieta, gerataca, mercuri

Família: Solanaceae

Divisão: Angiopermae

Origem: Brasil

Ciclo de Vida: Perene

O manacá-de-cheiro, como próprio diz, é extremamente perfumado, além disso suas flores mudam de cor assim como o manacá-da-serra. Inicialmente elas são azul-arroxeadas e com o passar do tempo, vão clareando até se tornarem brancas. Com isto, durante a floração, o manacá-de-cheiro apresenta um colorido muito especial. O manacá-de-cheiro é muito parecido com o jasmim-do-paraguai (brunfelsia australis). A floração ocorre na primavera e verão.


É considerado um arbusto, mas facilmente torna-se uma arvoreta, se eliminarmos as brotações que surgem das raízes, podendo atingir 3 metros de altura. Suas folhas são ovais e lisas. Sua utilização no paisagismo é muito ampla, podendo ser cultivada isolada ou em grupos, tendo-se o cuidado de não plantá-la próxima a dormitórios de crianças e pessoas mais sensíveis, devido ao forte perfume.

Devem ser cultivas a pleno sol, em solo fértil enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Tolera sombra parcial, aceita bem as podas de formação e aprecia o clima mais frio.

Multiplica-se por estaquia e por sementes.







Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

3 comentários:

Unknown disse...

muito bonita e delicada este arbusto. Me parece ideal para alegrar um jardim.

Mafra Mano disse...

Olá como vai? Já faz algum tempo que leio seus posts e amo todos os seus artigos.
Sobre o Manaca de Cheiro, gostaria de saber se as raizes são muito grandes e correm o risco de quebrar a calçada, pois recentemente reformei a minha e gostaria de planta-lo, porém estou em duvida sobre este ou a Bougainvillea.

sonia disse...

gostaria de saber porque meu pé de manacá de cheiro ,que tem uns 2 anos nao florece? ele esta grande e vistoso ,porem esta plantado em um lugar que pega o sol da manha apenas . e estamos em londrina pr. pode me ajudar?ah..as vezes nasce umas pouquissima flores... obrigado.