Bractéa - parece flor, mas não é.


Heliconia aemygdiana

Muitas das flores que apreciamos nos jardins e pomares parecem flores, mas não são. Algumas plantas, cujas flores são minúsculas e pouco expressivas, desenvolveram atrativos adicionais a fim de atrair insetos e outros agentes polinizadores, são as folhas que parecem flores, mas são brácteas.

As brácteas são folhas mais ou menos modificadas, dispostas na vizinhança das flores, podendo apresentar coloração viva e variada. De um modo geral, as brácteas têm dimensões muito menores que as folhas comuns.

Na euphorbia pulcherrima (bico-de-papagaio), ao contrário do que se verifica comumente, as brácteas apresentam grandes dimensões rodeando as pequenas flores amarelas.

Na bougainvillea (primavera, três-marias), as tubulosas e pequenas flores na cor creme, são circundadas por brácteas em cores diversas.

A exótica "May-palmer" apresenta na mesma planta, brácteas de duas cores: carmim e branco. A "tricolor" evolui na época da maturação, de um tom dourado até o rosa. Na "mesclada", comumente chamada de branca dobrada, as brácteas começam verdes, passam a brancas, chegando a um tom de rosa pálido.

O antúrio, que todos apreciam pela beleza daquela que “parece uma flor, mas não é, tem como seu ponto de atração a espata”. Ela nada mais é do que uma grande bráctea protetora que envolve os pontinhos amarelos brotados na espiga.

As brácteas vão do branco até o vermelho intenso, passando por nuances diversas: do rosa, salmão e verde até o marrom.

A costela de adão também dá flores! A exemplo do antúrio, as flores brotam numa espiga protegida pela bráctea.

As brácteas podem também ser escamosas, como as que servem de invólucro à flor das gramíneas; em forma de urna como nas plantas chamadas carnívoras; podem se apresentar enroladas como um cartucho envolvendo a inflorescência como nas aráceas ou protegendo a flor das palmeiras.

Inúmeras plantas ornamentais como o copo-de-leite, bromélias, planta-camarão, estrelítzias, filodendros, papiro, e outras, também têm brácteas que formam o grande ponto atrativo da planta.

Dentre as plantas que nos servem de alimento, podemos citar as alcachofras com cerca de dez brácteas carnosas na base, que são exatamente a parte comestível da planta e que, se não forem colhidas a tempo, transformam-se em flores azul-arroxeadas muito vistosas.

A bananeira guarda suas flores amarelas, envoltas em brácteas roxas sobrepostas umas nas outras, formando uma bela estrutura que lembra um coração.

As pequenas flores da cana-de-açúcar também são protegidas por brácteas e bractéolas secas, rodeadas por pêlos longos e sedosos.

Flores pequenas e secas como as do centeio, trigo, cevada e outras da família das gramíneas, têm brácteas secas de consistência membranosa de cujas axilas nascem as flores.

Bráctea! Mais uma das maravilhas da Natureza.


Fonte (s): Informativo Verde

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Alguma dúvida? deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: