O que as geadas causam às plantas

A Geada: Como Prevenir e Combater

As baixas temperaturas do inverno podem afetar as plantas e o cultivo de diferentes maneiras, dependendo do tipo e da intensidade do frio. O tecido vegetal pode aguentar as temperaturas baixas geralmente até 0ºC, variando este limite com as espécies e outros fatores como a pluviosidade e o vento.

Ao ultrapassar este limite, a água nas plantas congela que por sua vez destrói as suas células. Em casos mais graves, pode inclusivamente matar a planta.

- A baixa temperatura pode fazer com que as folhas não sejam capazes de processar normalmente a energia que captam, provocando estresse na planta;
- Quanto mais rigoroso o frio, maior o estresse, que pode ser observado através da perda da vitalidade, mudança na coloração e lesões na planta;
- Ocorre a diminuição das atividades metabólicas e nos processo as fotossintéticos;
- Há uma alteração da funcionalidade das membranas podendo ocorrer o congelamento e colapso celular;
- O frio afeta de forma importante a quantidade e a qualidade da folhagem e dos frutos.

Condições que favorecem a ocorrência da Geada:

- Ocorreu vento dos quadrantes oeste a norte, contínuo ou não, nos dois dias anteriores
- Dia nublado ou chuvoso na véspera;
- Se após às 18 horas, a noite se mantiver sem nuvens, sem vento e o céu estrelado;
-Temperatura abaixo dos 7oC por volta das 19 horas ou abaixo de 4oC por volta das 22 horas;
- Queda média de 1oC / hora, após as 18 horas;
- Ar com umidade relativa abaixo de 70%, por volta das 22 horas.

Importância dos Aminoácidos em condições de frio:

- Em condições de frio, observa-se um acúmulo de aminoácidos no citoplasma celular, especialmente nas áreas de crescimento da planta, justamente as mais sensíveis ao frio;
- Tem-se observado que há uma maior tolerância às baixas temperaturas, nas variedades com maior capacidade de acumulação destes aminoácidos livres;
- Foi comprovado experimentalmente que a aplicação de aminoácidos tem um efeito benéfico, similar à acumulação natural, com as vantagens de permitir que a planta economize energia e melhore a translocação de nutrientes.

Essas vantagens são importantes, pois se sabe que uma planta bem nutrida é mais tolerante à geada e a energia poupada poderá ser usada para a recuperação mais rápida da planta, ao final dessas condições adversas.

Algumas sugestões gerais para a prevenção da geada:

- Fazer o cultivo em terrenos drenados, que não permitam a acumulação de ar frio.

- Evitar terrenos côncavos, em bacias fluviais ou encostas baixas onde o ar frio facilmente se acumula.

- Remova qualquer vegetação alta/densa logo abaixo do terreno. Se possível, deixe pelo menos 100 metros limpos de vegetação mais alta para que ar frio possa escoar.

- Deixar que a vegetação alta/densa se desenvolva acima da área de cultivo – serve de barreira natural ao ar frio.

Há também alguns truques para combater a geada diretamente:

- A água pode ajudar a isolar as plantas do frio. Ao pulverizar o ar à volta das plantas, este se enche de partículas de água que por sua vez podem manter a temperatura ligeiramente mais elevada. Muitos cultivos comerciais utilizam esta técnica.

- Encha jarros de plástico com água e distribua-os na zona que quer proteger do frio. Durante o dia a água irá absorver o calor do sol, e durante a noite, este mesmo calor será liberto mantendo a temperatura mais elevada à volta das plantas.

Finalmente, é também importante manter o solo o mais limpo possível para que o sol de Inverno o possa aquecer durante o dia, e assim não deixar que o mesmo esfrie tanto durante a noite. Se as plantas estiverem bem tratadas e adubadas, poderão resistir mais facilmente à geada. Verifique que o adubo é especialmente rico em potássio.


Fonte (s): Site Áreas Verdes

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: