Cimbídio (Cymbidium sp)

Nome Científico: Cymbidium sp

Nome Popular: Cimbídio

Origem: Ásia

Ciclo de Vida: Perene. São orquídeas terrestres que em seu habitat natural, área temperada do sul da Ásia, crescem nas regiões de altas altitudes. Mais precisamente nas florestas chinesas, Japão e sudoeste da Ásia, se estendendo até o sul do equador com algumas espécies na Austrália.

Nessas regiões encontramos clima com períodos de frio e calor bem definidos e solos ricos em matéria orgânica e nutrientes, quesitos necessários para seu pleno desenvolvimento. Também crescem em condições controladas, em casas de vegetação (estufas), em muitas outras partes do mundo.


O ciclo de noites frias e dias quentes durante os meses de primavera nessas regiões é necessário para a formação do pendão floral. Temperaturas mais quentes no verão estimulam o crescimento e desenvolvimento dos botões florais para a próxima estação (inverno a primavera).

Apresenta crescimento simpodial, isto é, formando rizomas e pseudobulbos horizontalmente. É uma orquídea muito popular no Brasil pois, devido à sua rusticidade e beleza, é largamente comercializada em vasos. Suas folhas são coriáceas e longas e os pseudobulbos são ovóides. As raízes são grossas e delicadas, quebrando-se ao serem manuseadas sem cuidado.

A maioria dos híbridos de Cymbidium são feitos a partir de meia dúzia de espécies. Estas espécies são nativas do Himalaia e áreas montanhosas de Burma, Tailândia e Vietnã. Os híbridos comerciais apresentam flores de diversas cores, entre o amarelo, o rosa, o vinho, o branco, etc e combinações, sendo que muitas vezes o labelo apresenta cores mais vibrantes e diferentes. A inflorescência, formada geralmente na primavera, é grande e composta de muitas flores.

Necessitam de substrato neutro ou mais alcalino, em torno 6.0 a 6.5 de PH, o que pode ser verificado com um papel de PH. Sua correção é conseguida com uma pitada de calcário dolomítico aplicado à água da rega uma vez ao ano.

Devem ser cultivados em locais com grande iluminação. As regas da planta, como na grande maioria das orquidáceas, devem acontecer somente quando o substrato estiver praticamente seco, uma vez que rega excessiva pode provocar aparecimento de fungos ou simplesmente apodrecer as raízes.

Procure evitar fazer divisões nas plantas, pois elas ficam sentidas e podem entrar em dormência por longos períodos. Só faça divisões quando realmente for necessário.

Use como substrato mistura de fibra de coco com casca de pinnus com pedra britada e um pouco de terra preta (com húmus) ou terra preta (com húmus) e areia grossa.

O vaso deve ter uma boa camada de drenagem no fundo, a fim de evitar excesso de umidade e possíveis perdas de novos brotos e hastes florais em desenvolvimento.

Utilize NPK
04-14-08 (Biofert Plus Floração, por exemplo) para estimular a floração. Faça aduções periódicas com torta de mamona e farinha de ossos, principalmente 3 meses antes do período de floração (nos meses do outono)*.

Apesar do Cymbidium não ser um bom gênero de orquídeas para se cultivar dentro de casa, pois requerem bastante luz durante o dia e temperaturas bem frescas, podem perfeitamente ser cultivadas ao ar livre e transferidas para o interior da casa quando a planta estiver florida.

Um truque para conseguir sua floração nas condições climáticas do nosso país é regá-la com água gelada pela manhã ou colocar pedras de gelo no vaso à noite no início da primavera e deixá-la exposta ao sereno da noite. Cuidado para não colocar o gelo em contato direto com as folhas ou os bulbos, pois isso pode queimá-las.

* Esta regra vale para qualquer orquídea. Saiba a época de floração da espécie e inicie a adubação de floração 3 meses antes.



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, ganhei uma cymbidium e não sabia como cuida-la e neste site encontrei tudo o que eu precisava.

madalena disse...

olá eu adoro orquideas vivo na madeira e tenho problema com uma doença preta q começa na folha e vai até a batata e elas acabam por morrer gostaria que me desse uma opinião sobre este problema será que existe remedio para elas mas qual agradecia que me ajudase muito obrigada.

Anônimo disse...

olá tenho varias orquideas pois sou uma amante de flores mas tenho um problema com elas estas têm uma doença preta começa na folha e vai até a batata e elas acabam por morrer sera que existe algum remedio para elas sera que me podem ajudar muito obrigada

Anônimo disse...

Nossa gostei muito das explicacoes valeu mesmo ganhei uma orquidea dessa especie agora sei o que devo fazer!!! VALEU