Hortências para vasos e jardins

A hortênsia é com certeza uma das plantas mais comercializadas no Mercado das Flores da CEASA de Campinas (SP), é encontrada tanto em vasos para decoração de ambientes como também plantadas em sacolas plásticas par utilização em paisagismo.


A espécie mais comercializada é a Hydrangea macrophylla.

A hortênsia é um arbusto de porte ereto, bastante ramificado e muito florífero produzindo grande quantidade de flores estéreis nas colorações azuis, rosas e brancas. Esta planta pode crescer de 1,5 a 3 metros de altura, é de porte ereto, bastante ramificado e adquire formato mais regular quando é podada periodicamente. As regiões de origem desta espécie são a China e o Japão.

Sempre que falamos em hortênsias lembramos-nos das regiões de clima mais frio tipo região sul, Campos do Jordão, Monte Verde, Gramado, entre outras.

Mas engana-se quem acha que ela produz só nestes locais, as hortênsias podem ser vistas floridas também em locais de clima subtropical como, por exemplo, o interior do estado de São Paulo.

Podemos citar a cidade de Limeira onde a temperatura chega próxima aos 40 graus no final da primavera e durante o verão e mesmo com todo esse calor hortênsias podem ser vistas floridas com bastante intensidade em muitos jardins limeirenses.

Outro fato interessante que ocorre com as hortênsias é que dependendo do pH do solo em que forem cultivadas a coloração de suas flores podem variar de intensidade ou até mesmo mudar.

Dicas de cultivo: As hortênsias são muito fáceis de cultivar, desenvolvem-se melhor sob luz indireta e a temperatura ideal fica entre 12 e 21 graus centígrados, o que não significa que não possa ser cultivada em temperaturas mais altas.

O solo deve ser mantido úmido, porém sem encharcamentos e usando pouco fertilizantes. Quando cultivada em vasos dentro de residências preferir os locais mais claros sem descuidar da irrigação e quando passar a florada pode ser plantada em jardins desde que passe por um período de aclimatação preferencialmente sob um sombrite 50%.

Quando cultivadas em áreas externas ela deve ser podada anualmente para adquirir um formato mais compacto e produzir mais flores.

hortênsias onde a planta

Muitas pessoas reclamam que adquirem mudas de hortênsias de determinada cor e, com o passar do tempo elas mudam de cor: de azuis, as flores se tornam cor-de-rosa ou vice-versa. Por que isso acontece?

Na verdade, o índice de acidez e alcalinidade do solo pode realmente alterar a coloração dessas flores. O mistério funciona mais ou menos assim: em solos ácidos, ou seja, com pH abaixo de 6,5, surgem flores azuis; já em solos alcalinos, com pH acima de 7,5, surgem flores rosadas e até brancas.

Podemos alterar o grau de acidez ou alcalinidade do solo para determinar a cor das hortênsias:

Azul

Para obter flores azuis, por exemplo, recomenda-se regar o canteiro duas vezes por ano com a seguinte mistura: 20g de sulfato de alumínio (pode ser substituído por pedra ume) diluído em 10 litros de água.

Cor-de-rosa

Para obter hortênsias cor-de-rosa, faça primeiro uma poda na planta, para ajudar a eliminar parte do alumínio contido nas folhas. Depois, transplante-a para um novo canteiro, já preparado com 300g de calcário dolomítico por m2 .

Azul-violeta

Existe também uma dica para intensificar o tom azul-violeta das hortênsias: colocar de molho em água alguns pedaços de palha de aço usadas e depois aplicar a “água enferrujada” nas regas semanais das hortênsias, alternando com outras regas normais.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

26 comentários:

Cristiene disse...

Olá..ganhei uma hortencia cor de rosa mas como eu ñ sabia cuidar eu reguei ela em cima tbm, depois fiquei sabendo q ñ podia mas já era tarde, ela ficou verde.como eu faço pra ela voltar a cor normal??desde já agradeço.


meu e-mail é:

cristieneocs@hotmail.com

Ayda disse...

Olá, tenho várias hortências em vasos na aréa externa e as mesmas encontra-se com as folhas enferrujadas. Como posso proceder em relação a isso? E também gostaria de saber o nome correto de uma plantação de hortências?
Obrigado,
Meu email é aydafsa@hotmail.com

thamirys disse...

olá, tudo bem?
olha, eu ganhei uma hortência mais como nunca tive planta na minha vida eu não sei bem como cuidar. Gostaria que vcs me dessem uma dica de como cuidar dela... Ela está em vaso de decoração e a cor dela é rosa, coisa mais linda!!! como devo cuidar dela? quanto de água devo por? Em que local devo deixa-la na minha casa?
E se tiver mais alguma orientação por favor me falem.
muito obrigada!!!!
thamirys silva

Sonia Oliveira disse...

Oi Tamirys, tudo bem?
Me envie seu e-mail, assim poderei te orientar como você deve cuidar da sua Hortência.
Abraços.

Nubia Moraes disse...

a minha esta enfraquecida da mesma maneira que comprei a muda a 1 ano ela esta da mesma maneira, o que devo fazer ou colocar?

deusprovera1@hotmail.com

Edna disse...

As hortências são lindas e se adaptam muito bem em temperaturas baixas.Uma dica: se plantar com pó de tijolo ela floresce cor de rosa,já testei.
bjsss

Silvia disse...

Adorei as informações, muito úteis. Me respondeu algo de muita curiosidade: Como mudar a cor das flores. Obrigada ^^

Anônimo disse...

Boa tarde!!!
Ganhei uma hortência rosa em um vaso pequeno para deixar dentro de casa... Gostaria de obter todas as informações necessárias para o seu cuidado, visto que nunca cuidei de planta antes... E como foi um presente especial quero cuidar bem dela... E depois que acabar a flor quero passar para um vaso maior.
Obrigada pela atenção e aguardo ansiosamente o retorno.

Meu e-mail é: alinesoares@oi.com.br

Aline.

inazbr disse...

Hola,Comprei um vaso de ceramica com duas mudas de hortencias que estava com 3 flores grandes e mais duas quase florindo,mas assim que as flores grandes secaram, as outras nao foram a diante,secaram ainda pequenas!! Agora as folhas estao secando nas pontas e embaixo desses galhos estao saindo novos brotos ,e alguns estao queimando nas pontas tambem,o que fazer nesse caso? Alguem sabe me dizer o que tenho que fazer, para prosperar com essa planta? Abracos.
O meu email e inazbr@yahoo.com.br

Cris Mello disse...

Olá,Sônia
Ganhei uma hortência rosa em um pequeno vaso. Quando chega à tarde ela murcha e depois se ergue novamente. Ela está em uma área coberta e moro em Brasília. Será que estou colocando pouca água nela? Ou o local está muito quente? Ou ela é assim mesmo? Você faz ideia ou sabe o que é?

Sonia Oliveira disse...

Olá Cris, bom dia !!

Verifique se a terra não está seca demais. Neste caso, afofe bem a superfície da terra com um garfo de jardineiro. Se a planta estiver em vaso, mergulhe-o numa bacia cheia de água e use um borrifador para umedecer as plantas. Após algum tempo, retire o vaso e deixe escorrer o excesso de água.

O excesso de água também pode causar murcha. Certifique-se que a terra não esteja encharcada e, se for o caso, suspenda as regas por um tempo. Se as raízes mostrarem sinais de apodrecimento, faça um replantio. Dificuldades na drenagem obstruem a saída do excesso de água. Quando usar vasos para o cultivo de plantas, lembre-se de escolher sempre aqueles que apresentam furos de drenagem no fundo, para facilitar a eliminação do excesso de umidade.

Muita exposição à luz solar, como a hortênsia é muito sensível ao calor (e, por isso, murcha rapidamente). Verifique quais são as necessidades adequadas da planta que apresenta o problema e mude-a de lugar, se for o caso.

Excesso de calor. Para cada planta existe uma faixa de temperatura ideal. A maioria das plantas de interiores, por exemplo, adaptam-se bem na faixa de 15 a 25 Cº. Outras precisam de mais calor. Entretanto, a temperatura elevada pode causar a murcha de folhas e caules.


Espero ter lhe ajudado.
Abraços.

Diego Vieira disse...

Sensacional me ajudou muito. Acabei de ganhar uma e pretendo cuidar muito bem dela.

Anônimo disse...

bom dia querida, comprei um vaso de hortencias de uma regiao fria daqui da bahia, moro numa regiao de clima quente e humido, minha planta estava com 3 flores grandes e mais duas quase florindo,mas assim que as flores grandes secaram, as outras nao foram a diante,secaram ainda pequenas, as folhas estão pequenas e estão com especie de fungo pois tem uma capinha esbranquiçada e a cor das folhas com pigmentos amarelos com parte delas secando nas pontas e embaixo desses galhos estao saindo novos brotos ,e alguns estao queimando nas pontas tambem. preciso de orientação como tratar minha hortência para que ela se recupere e torne a florecer linda como é. Obrigada! parabens pelo blog maravihoso.
meu e-mail é : elisajacobina@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde, ganhei uma hortencia cor de rosa esta linda, queria saber como cuidar dele, depois que a flor secar devo replantar, adubar, e quantas vezes por semana molhar. obrigada.
meu e-mail e fernandataribeiro@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá. Adquiri uma muda ainda pequena no mês de janeiro. Inicialmente eu a coloquei num local coberto, mas com luz solar indireta. Ela cresceu um pouco e aí eu coloquei num local com sol diretamente e ontem observei que as folhas estão murchando. O que faço?! Já troquei de lugar novamente, tirando-a do contato direto com o sol.
Grata,
Eliane
elihza72@yahoo.com.br

Érica disse...

Ola tambem to precisando de ajuda pra cuidar de minha hortencia, ela ta ficando com as folhas enferrujadas, e ela nao ta crescendo, o que eu devo fazer?
por favor queria orientação
meu email eh : eriktais@hotmail.com

abraçs

Vida Amaral disse...

OLÁ, ME CHAMO VIDA, TENHO UM VASO COM HORTÊNCIA COR DE ROSA, ELA ESTAVA FLORIDA QUANDO GANHEI, ASSIM QUE CAÍRAM AS FLORES, ELA FICOU COM AS FOLHAS OPACAS NUM TOM ESFUMAÇADO, PARECENDO QUE ESTAVAM COBERTAS POR UMA ESPECIE DE PÓ. AS FOLHAS FORAM FICANDO ENCOLHIDAS E NÃO DESENVOLVEM,
ALGUÉM AÍ PODE ME ORIENTAR.
MEU E-MAIL É vidaamaral@hotmail.com

leila disse...

meu nome e´leila.peço p o r favor me ajuda minha hortencia esta com as bordas das folhas queimadas e as folhas novas tambem ,elas tomam sol so de manhã.tem algum produto q resolva,o q devo fazer meu email é leiladejesus23@yahoo.com espero ajuda com urge

ncia.

Marcelle disse...

oii...
Eu ganhei uma hortensia em um vaso pequeno para areas internas, de quanto em quanto tempo devo regalas e de que forma ?
e-mail:Marcelle1993@hotmail.com
beijoss

queridinhos disse...

Olá, sou Shirley> Moro em Brasília. tenho dois vasos de hortências de porte grande em frente a minha garagem que é coberta... uma delas está tranquila e tem um cachinho de flor pequeno que está verde (ps: fiz um replantio há 1 mês, pois a raiz estava grande no outro vaso), mas o outro pé está apresentando folhas mais pálidas e ficando amareladas fáceis e com queda fácil... Podes me ajudar?? Não estou sabendo mais o que fazer...desde já agradeço.
meu email: shirlicaeserginho@gmail.com
=)

queridinhos disse...

Olá!
Sou Shirley. Moro em Brasília e tenho dos vasos de hortências, recentemente replantadas...
Uma delas está tranquila, com as folhas verdes forte, mas apresentando um cachinho com flores verdes claras... a outra é que está apresentando um probleminha...suas folhas estão pálidas e com algumas características amareladas e estão caindo facilmente... há alguma coisa para fazer para salva-la???
Desde já agredeço!!!
meu email: shirlicaeserginho@gmail.com

Isis Sampaio disse...

Olá! Ganhei uma hortência há 4 dias e as folhas dela estão murchando. Não sei como prodecer. Ela está em um vaso pequeno, devo mudar de vaso?
Moro em Fortaleza, aqui costuma fazer cerca de 30 graus o ano inteiro.
Devo colocá-la em um lugar que ela pegue somente o sol do período da manhã? O sol de meio-dia é bem quente.
Meu e-mail é isissampaio@gmail.com

Anônimo disse...

gostaria de saber como devo cuidar de uma hortencia dentro de casa em vaso pequeno.

Laine Cake Art disse...

Olá...
fui para o interior e ganhei uma vaso meio grande com uma Hortência na cor azul, gostaria muito de saber como cultivar, onde deixá-la, como mudar de cor, como podar, como procede a mudança de vaso dela e qual o melhor período e como posso fazer as mudas. Beijos fico no aguardo ameii seu Blog.

meu e-mail: marcelaineamorim@hotmail.com

ANA PAULA disse...

Olá...ganhei uma hortensia azul dessa que vende na floricultura...as flores estavam lindas...mas agora murcharam...o que devo fazer?

meu email paulateofilo@hotmail.com

Sonia Oliveira disse...

Olá Ana Paula, bom dia!

Então, as hortênsias necessitam de bastante água. Se as suas ainda estão em vaso, regue-as pelo menos 2 vezes por semana, mas cuidado para não molhar as flores, somente o substrato. Observe se a drenagem do vaso está correta e não está impedindo o escoamento do excesso da água, pois se reter muita água a planta poderá morrer por apodrecimento das suas raízes.

Beijos e boa sorte!