Orquidea "sapatinho " (Paphiopedilum sp)

As Paphiopedilum são orquídeas famosas pelas formas interessantes de suas flores que se assemelham a uma taça.

Nome Popular: Sapatinho, orquídea-sapatinho, sapatinho-de-dama
Nome Científico: Paphiopedilum sp
Família:
Orchidaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ásia Tropical
Ciclo de Vida: Perene

Gênero: Paphiopedilum

Pertencente á família das Orquidáceas a Paphiopedilum insigne é originária da Ásia, Índia e Nepal. Ao contrário dos outros gêneros de orquídeas, as vulgarmente chamadas orquídeas sapatinho não necessitam de muito adubo para se desenvolverem. Encontram-se agora em plena floração, por isso diminua as regas, mas nunca deixe secar demasiado.

As orquídeas sapatinho não possuem pseudobulbos como a maioria por isso, não resistem nem á falta de água nem ao excesso.

Pode-se usar como substrato cascas de pinheiro ou fibras de coco misturados com carvão vegetal já que esse material possibilita a ventilação das raízes e retém pouca água . Além disso, um pouco de terra misturada (desde que não seja muita) bem misturada com os outros substratos, num vaso com bastante furos para ventilar, assim ela poderá resistir um pouco mais a falta de água acidentalmente.

Este gênero de orquídea não é muito difícil de cultivar, os principais problemas que se poderá ter são a rega excessiva e talvez problemas com fungos, há que ter cuidado com manchas escuras nas folhas. Nesse caso retire as folhas afetadas e pulverize a planta com um fungicida.

Ideal para:
Ser cultivada em vasos, em árvores ou até mesmo sobre rochas.



Fonte: Guia Plantebem

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

3 comentários:

tata disse...

Olá,amei suas instruções.
Obrigada, foi muito util para mim!!

tata disse...

Olá,amei suas instruções.
Obrigada, foi muito util para mim!!

Orquídea Louro disse...

Adoro orquideas, até porque é a flor do meu nome. Antigamente, eram muito raras aqui em Portugal, hoje existem muitas. Apenas tenho um vaso de sapatinho, que vou ter que mudar. Está na altura?