Ruellia makoyana

Esta planta pertencente á família das Acantáceas é originária da América do Sul mais precisamente Brasil.

É uma herbácea de porte pequeno, cerca de 20 cm, mas se a colocar num vaso suspenso os seus ramos pendem conforme vão crescendo e a beleza das suas folhas riscadas é o suficiente para chamar a atenção.

Este gênero compreende cerca de 790 espécies, uma miríade de formas e feitios que em nada se ficam atrás desta espécie.


Cultivo:

É muito fácil de cultivar, não necessita de adubação em especial, basta um bom substrato de turfa que se acha em qualquer loja da especialidade, um lugar sombreado e atenção nas regas para não secar demasiado.

Esta planta ao contrário de algumas, parece que nos avisa quando tem falta de água, já que as suas folhas ficam murchas mas só em caso de seca prolongada elas secam por completo. Basta regar de novo e lá voltam aquelas cores extraordinárias, diria até, que é surpreendentemente resistente para uma planta cujo aspecto é tão frágil.

Por esta altura do ano, quando ainda poucas flores se atrevem a enfrentar o frio, a ruellia fica ainda mais bonita, os ramos pendentes enchem-se de salpicos cor de rosa vivo como que anunciando o início de mais um ano de oportunidades.




Fonte (s) Revista Plantas, Flores e Jardins

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

2 comentários:

ROCIO disse...

Eu tenho só não sabia o nome quero saber se alguém tem outros cores

Sonia Oliveira disse...

Bom dia Rocio !!
Há também nas cores branca, lilas e vermelha.

Abraços.