Platycerium Wandae


Habitat: Papua – Nova Guiné

Platycerium wandae e Platycerium Willhelminae Reginae são as mesma planta a classificação como Platycerium wandae foi feita em 1902 e Platycerium Wilhelminae Reginae em 1905, por isso o nome dessa espécie é Platycerium wandae, mas é conhecido também como Platycerium Wilhelminae por muitos cultivadores, essa planta é considerado a maior do gênero, o que diferencia ela do Platycerium grande, Platycerium holttumii e Platycerium superbum é a área franjada que possui envolvendo o rizoma, quando jovem essas 4 espécie tem a mesma aparência ficando difícil de identificá-las. Desta quatro espécies o Platycerium wandae produz folhas férteis mesmo sendo jovem, as outras três espécies demoram em ficar adulto e produzir folhas férteis em torno de seis anos ou mais. Platycerium wandae se reproduz somente por esporos.

Folhas de proteção a parte superior tem lóbulos divididos em duas partes alongadas e irregulares, formato de ninho, espalhando-se e pendendo para frente, a parte mais baixa é arredondada e fortemente prensada as folhas velhas, a borda do interior, perto do rizoma é irregular e franjada e crespa, possuem coloração verde, podem chegar a medir até 2m de altura por 2,10m de largura.
Folhas férteis crescem aos pares, são pendentes, cada folha divide-se irregularmente em dois ramos, um deles é cuneiforme e curto onde fica a mancha de esporos e o segundo continua e forma forquilhas com varias divisões, podem chegar a medir até 1,50m de comprimento .

Cultivo: Platyceruim wandae gosta de muita luminosidade em torno de 50 a 40% de luz, alta umidade e uma boa ventilação, evitar deixar a planta encharcada que tende a apodrecer, no verão pode deixar o substrato sempre úmido, diminuindo a rega no inverno. O seu cultivo é considerado fácil.

Observe as franjas que recobrem o rizoma do Platycerium wandae só esta espécie possui, isto diferência ela do P.grande, P.holttumii e P.superbum que não possui este tipo de franjas que recobre o rizoma.







Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

3 comentários:

val disse...

Tenho uma platycerim wandae, e gostaria de saber sobre como se faz a reprodução. Já tentei monte de coisa, e nada funcionou. Acho linda, e ganhei do meu avô q ja faleceu. Tenho muito carinho por ela, e queria multiplica-la. Onde acho mudas dela? Quanto custa a muda? Ea planta adulta?

Grata, valeria

Anônimo disse...

Meu sonho é ter uma planta dessa mais ñ encontro em minha cidade joão pessoa ,paraiba gostaria de saber se vc sab quem poderia me vender uma enviando pelo sedex! obrigado!!!

Anônimo disse...

conheço quem vende mudas e tem todas as espécies. gilvandroanjos@ig.com.br