Platycerium Ridleyi



Habitat: Borneu, Sumatra e Península Malaia.


Platycerium ridleyi é um dos mais belos Platycerium, sua folha fértil voltada para cima, parece a galhada do chifre do cervo, no seu habitat natural elas crescem no topo de árvores alta, que margeiam os rios, devido a isso necessitam de bastante luminosidade, umidade e ventilação.

A planta atrai insetos que gostam de comer suas tenras folhas de proteção e o rizoma, quando a planta estiver vegetando soltando a folha fértil esta jamais deverá ser danificada na falta desta o rizoma não se desenvolve podendo levar a morte.
Esta samambaia no habitat natural é habitada por formiga e vários tipos de insetos, a folha de proteção vão formando camadas e deixando espaço entre elas, formando um verdadeiro labirinto, local ideal para abrigar espécie de insetos. Como o crescimento do rizoma é para cima, vai ficando longo e raiz não alcança o substrato e não consegue se sustentar e chegar a quebrar, deve se calçar a planta com uma porção de substrato e amarrar a planta com um fio de náilon, para fixar a planta evitando que o rizoma longo se quebre.

A reprodução é feita somente através de esporos não formam mudas.


Folhas de proteção arredondada, reniforme, levemente lobulados, profundo sulco irregulares entre as nervuras principais, cresce frouxamente sobre as folhas velhas ficam com o tempo castanho, Platycerium madagascariense e o Platycerium ridleyi são as duas espécies que possuem folhas de proteção incomum. Podem chegar a medir em torno de 20 a 50 cm de comprimento.
Folhas férteis crescem eretas, tem duas ramificações curtas que são repetidamente bifurcadas em até 5 vezes, uma bifurcação dá origem ao lóbulo fértil na sua base, os últimos lóbulos são curtos, em forma de forquilhas, com pontas arredondadas ou cuneiformes. O lóbulo de esporos cresce com um pedúnculo em forma de colher, e os esporos são liberados de uma só vez, Platycerium coronarium também tem este tipo de lóbulo em forma de colher e libera esporos de uma só vez. Deve se tomar bastante cuidado quando uma nova folha fértil estiver desenvolvendo do rizoma, se for danificado o rizoma não se desenvolve levando a planta a morte. Podem chegar medir até 60 cm de comprimento.


Cultivo: Platycerium ridleyi, necessita de ambiente com bastante luminosidade em torno de 50% de luz, boa ventilação e alta umidade e temperatura, são sensíveis a baixa temperatura, sendo o mínimo de 10ºC, abaixo disso pode danificar a planta. Seu cultivo é considerado difícil, necessitando de atenção constante.





Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

Um comentário:

naomi ohkawa disse...

posso plantar Platycerium ridleyiv na terra? pode ser dentro da varanda? ajude me por favor.obrigada.
menina_caxiass@hotmail.com