Ovos Estrelados (Limnanthes douglasii)

Família: Limnanthaceae
Nome comum: Ovos Estrelados ou Escalfados
Outras variedades: L. D. Sulfurea


Descrição:A planta que em inglês é popularmente conhecida por poached eggs ou Ovos Escalfados é quase inexistente em Portugal, embora seja de fácil cultivo e muito útil para combater os pulgões e outras pragas hortícolas. Atrai abelhas que se entretêm afanosamente durante o período solar diário, tão ocupadas que nem se incomodam com quem passa perto, o que é certamente uma vantagem. Apresentam-se num tufo verde compacto, com centenas de pequenas flores brancas com o centro amarelo. Daí o nome popular.

Origem:Provém das pradarias da costa oeste da América, especialmente da Califórnia e do Oregão.

Cultura:
A primeira sementeira deve ser feita no Outono em local definitivo onde passarão o Inverno. Caso as condições específicas não permitam este procedimento, semeiam-se em viveiro em Abril para transplantar no início da Primavera, em solo fresco e húmido, com boa drenagem. Guardar 20 cm de distância entre cada pé e regar com abundância
.


Luz: Sol pleno ou sombra filtrada.


Humidade: Abundante junto à raiz.


Resistência: Suporta bem o sol e resiste nas zonas mais áridas, desde que exista alguma humidade no solo.


Propagação: Por sementes, volta a nascer livremente no mesmo local na Primavera seguinte, a partir das sementes do ano anterior. Na primeira sementeira, devem distanciar-se as sementes umas das outras, uma vez que a folhagem da planta jovem é muito sensível e as raízes são capilares, tornando o processo de transplante mais fácil quando se encontram mais separadas. Corte a primeira geração de flores da época com uma tesoura de podar logo que amadureçam, retirando-lhes as sementes em formação, para que uma segunda geração de flores apareça ainda na mesma época.

Aplicações:Em bordos de pátio, debaixo de árvores e arbustos ou em pleno campo, onde acabam por se naturalizar pois são ligeiramente invasoras. As plantas jovens são perfeitamente identificáveis, com a sua folhagem fina e verde clara, podendo ser arrancadas ou transplantadas para outros locais, caso as sementes tenham ultrapassado a área onde são bem vindas. Em regra atingem 30 cm de altura e formam uma bela mancha colorida que atrai os insectos benignos. Quando adultas, os caules são tenros e partem-se com facilidade, mas para além deste aspecto não requerem nenhum cuidado especial.


Características: A facilidade com que germinam e se multiplicam, o efeito alegre que as pequenas flores proporcionam e a adoração que as borboletas, as abelhas e os insectos benignos lhe devotam, faz com que estes Ovos Escalfados sejam realmente uma planta prenunciadora do espírito da Primavera, cheios de cor e vida.


Para que se reproduzam de novo, corte as cabeças das flores, deixando as sementes maduras cair no solo e envolva tudo com terra fina numa passagem ligeira com o ancinho. A folhagem decompor-se-á enriquecendo o solo. Regue bem logo de seguida, mantenha o solo húmido e aguarde pela nova germinação, no início da Primavera.




Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

Nenhum comentário: