Controlando plantas daninhas

O que são plantas daninhas?
Plantas daninhas são todas as plantas que não são do nosso interesse, mas nascem espontaneamente nos jardins e plantações. Essas plantas nascem, crescem e se reproduzem, competindo por água, nutrientes e luz, prejudicando a planta de interesse.
É um conceito às vezes confuso, uma vez que o milho que cresce no meio de uma plantação de soja, é considerado uma planta daninha. Esse conceito depende de cada situação.

De onde elas surgem?
As plantas daninhas podem surgir de diversas maneiras no nosso jardim. Algumas plantas daninhas são nativas do local onde se encontram, ou seja, sempre estiveram lá. Mas na maioria das vezes, isso não é verdade. As plantas daninhas vêm normalmente através de sementes, pedaços de caule, folha, ou por transferência de planta inteira.

As sementes das plantas daninhas não costumam germinar todas ao mesmo tempo, muitas delas ficam enterradas sem germinar, aguardando condições ideais, germinando em seguida. Assim, elas conseguem permanecer no solo, tornando difícil sua eliminação total.

Controle
Vale ressaltar que o uso de herbicidas, ou de qualquer outro produto químico para a eliminação de plantas daninhas, não é aconselhável para o uso próximo a residências. Esses produtos podem causar problemas às pessoas, animais e até mesmo às plantas.

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar o aparecimento de plantas daninhas, as principais estão listadas a seguir:

  1. Arranque as plantas daninhas. Arranque constantemente as plantas daninhas manualmente, tomando o cuidado de arrancar junto a maior parte da raiz ou rizoma possível. Caso a planta possua um rizoma subterrâneo, formando novas plantas, como é o caso da grama esmeralda, evite ao máximo a utilização de enxadas. Arranque antes as plantas completamente. Nunca deixe as plantas daninhas florescerem, por mais bonitas que possam ficar, as flores formarão sementes, que poderão infestar seu jardim.
  2. Evite a utilização de esterco ou húmus na superfície do solo. O húmus, ou estercos tem normalmente uma carga muito grande de sementes de plantas daninhas, podendo infestar seu jardim ou horta. Procure utilizar o húmus somente abaixo da superfície do solo, que é onde ficam as raízes das plantas, evitando assim a germinação das plantas daninhas.


Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

Nenhum comentário: